ESPORTE INTERNACIONAL

Brasil vence e avança em 2º do grupo no Mundial de handebol

O Brasil venceu Cabo Verde por 30 a 28 em um duelo direto pelo segundo lugar do Grupo.

Em 16/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reuters

Brasileiros têm apagão no ataque na reta final do jogo, mas confirmam favoritismo diante dos africanos e fecham primeira fase atrás apenas da anfitriã Suécia no Grupo C.

O Brasil venceu Cabo Verde por 30 a 28 em um duelo direto pelo segundo lugar do Grupo C do Mundial masculino de handebol. Nesta segunda-feira, os brasileiros tiveram um apagão no ataque na reta final, mas confirmaram o favoritismo e dominaram o placar durante quase toda a partida em Gotemburgo. A competição na Suécia e na Polônia vai classificar o campeão para as Olimpíadas de Paris 2024.

O ponta esquerda Jean-Pierre Dupoux foi o artilheiro do jogo com sete gols. Os outros gols brasileiros foram anotados por João Silva (5 gols), Gustavo Rodrigues (4), Fábio Chiuffa (4), Rogério Moraes (3), Hugo Monta (2), Rudolph Hackbarth (2), Oswaldo Guimarães (2) e Raul Nantes (1). O central africano Gualther Furtado foi eleito o melhor jogador da partida.

Com o resultado, o Brasil avançou à segunda fase junto com a líder e anfitriã Suécia e com Cabo Verde. Os três vão se juntar a Hungria Islândia e Portugal no Grupo II - apenas os dois melhores dos hexagonal avançam às quartas de final, o que seria um feito inédito para os brasileiros. O Brasil carregou para a próxima fase uma vitória (diante de Cabo Verde) e uma derrota (diante da Suécia) - o triunfo sobre o eliminado Uruguai é descartado. A seleção brasileira já entra em quadra nesta quarta-feira pela segunda fase.

O jogo

Com a classificação já garantida para a segunda fase, o Brasil teve paciência no ataque nos primeiros minutos de jogo. Comandado pelo central João, aos poucos os brasileiros abriram vantagem e chegaram a ter quatro bolas de diferença (9 a 5). Aí Cabo Verde apostou em atacar com sete jogadores. A estratégia deu certo. Os brasileiros tiveram dificuldade de segurar os africanos e viram a vantagem cair para apenas um gol, muito pelos erros da seleção brasileira, que desperdiçou quatro ataques sem goleiro. Leonardo Terçariol, o Ferrugem, defendeu uma cobrança de sete metros no fim do primeiro tempo, e o Brasil foi ao intervalo ainda na frente do placar: 17 a 15.

Os brasileiros tiveram um bom início de segundo tempo. O técnico Marcus Tatá conseguiu rodar o time, que chegou a abrir 5 bolas de vantagem, mesmo com Cabo Verde mantendo a estratégia de atacar com sete jogadores. Só que o ataque do Brasil sofreu um apagão na reta final do jogo e ficou quase dez minutos sem balançar a rede. Assim, os africanos tiveram chance de empatar até o último minuto, quando Gustavo e Rogério marcaram os dois gols que selaram o triunfo verde-amarelo: 30 a 28.

De olho em Paris 2024

A França é a grande favorita neste Mundial. A seleção que já está classificada para as Olimpíadas por ser sede ganhou três das últimas quatro edições dos Jogos (Pequim 2008, Londres 2012 e Tóquio 2021, antes foi vice na Rio 2016) e conquistou quatro títulos mundiais nos últimos 12 anos. Nas duas últimas edições, porém, os franceses foram bronze (2019) e quartos lugares (2021).

A atual campeã mundial é a Dinamarca, que venceu a Suécia na decisão de 2021. Os suecos, aliás, são os atuais campeões europeus (2022) e podem, em casa, levar um título que não chega desde 1999.

Para este Mundial, o Brasil teve apenas 10 dias de preparação. O grupo segue sob o comando do técnico Marcus Tatá e perdeu um de seus principais jogadores para a competição: Haniel Langaro, do Barcelona, sofreu uma lesão no fim de 2022 e não pode ser convocado. (Por Redação do GE — Gotemburgo, Suécia)

Leia também:

Arena Verão agita Jacaraípe com esporte e muita diversão
Arena de Verão: fim de semana tem Copa FET de Beach Tennis
Projeto Verão Serra: confira as atividades de janeiro na Serra
Jogos da Copa Vitória de Futebol movimentam Camburi
Prefeitura de Aracruz inicia programação esportiva do verão
Inscrições abertas para os Campeonatos de Vôlei de Praia 2023
Atletas do ES são campeãs do circuito nacional de futevôlei
Sesport inaugura mais uma etapa da Calçada da Fama
Bolsa Atleta: inscrições abertas até esta sexta em Vila Velha
Ferrugem destaca força e diz que Porto Vitória briga por título

TAGS: 
HANDEBOL | MUNDIAL | BRASIL | CABO VERDE | CLASSIFICAÇÃO