CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Brasileira ganha Prêmio Científico da Casa da América Latina

Manaíra Aires Athayde ganhou na modalidade Ciências Sociais.

Em 23/10/2018 Referência JCC - Agencia EFE

Raúl Martínez

Uma pesquisadora brasileira e outros dois portugueses foram os vencedores da nona edição do Prêmio Científico da Casa da América Latina de Lisboa.

Manaíra Aires Athayde ganhou na modalidade Ciências Sociais com uma tese sobre o poeta luso Ruy Belo e o modernismo brasileiro, desenvolvida na Universidade de Coimbra.

Além disso, o júri atribuiu uma menção honrosa a outro brasileiro, o estudante Virgílio Coelho, pelo trabalho "O fio de Ariadne: Desilusão e sensibilidade política em Os Maias", desenvolvido na Universidade Federal Minas Gerais (UFMG).

Uma tese sobre a rigidez de preços e salários em Portugal garantiu a Fernando Martins, estudante português do Instituto Superior de Economia e Gestão, o prêmio na categoria Ciências Econômicas e Empresariais.

Outro português, Gil Correia, venceu na seção de Tecnologia e Ciências Naturais com uma pesquisa sobre as reservas de petróleo desenvolvida na Unicamp.

Para esta nona edição foram registradas 119 candidaturas de Portugal, Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Equador, Honduras, México e Peru.

Os ganhadores dos prêmios, que contam com o patrocínio do Banco Santander, recebem uma quantia de 5 mil euros.