SAÚDE

Bruxismo se torna mais comum na pandemia, diz especialista

O bruxismo é o ato de ranger, apertar e até bater os dentes uns contra os outros.

Em 24/07/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

“O problema aparece, na maioria dos casos, na hora em que o paciente se encontra dormindo, por isso que ele pode relatar uma dor ao acordar sem saber de fato o que houve", explica a dentista, Catarina Riva..

O momento peculiar que a sociedade vive para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, com as medidas de isolamento, tem trazido consequências para algumas pessoas. De acordo com a dentista Catarina Riva, devido ao estresse, os relatos de apertamento dos dentes e dores tem aumentado em seu consultório.

Também conhecido como briquismo, o bruxismo é o ato de ranger, apertar e até bater os dentes uns contra os outros.

“O problema aparece, na maioria dos casos, na hora em que o paciente se encontra dormindo, por isso que ele pode relatar uma dor ao acordar sem saber de fato o que houve. Por isso, é considerado um ato inconsciente”, afirma a dentista, Catarina Riva.

A seguir, a especialista esclarece algumas dúvidas sobre a doença:

É verdade que meu parceiro pode identificar o problema?

Em partes. O diagnóstico quem faz é o dentista, mas se o parceiro identifica e ouve estalos produzidos durante o sono da parceira, pode indicar um sinal. Durante o sono quem sofre do problema não irá perceber, mas as pessoas que dormem no mesmo quarto sim.

Posso perder meus dentes?

Verdade. A maioria das pessoas que têm bruxismo são pessoas ansiosas. O ato de esfregar e bater os dentes uns com os outros pode derivar em fraturas e desgaste, levando a perda, em partes ou total, de um ou mais dentes.

A dor pode se estender a outras áreas?

Verdade. O bruxismo pode até ser confundido com a dor de ouvido, pois o canal auditivo fica bem próximo à mandíbula. Além disso, os pacientes também costumam relatar enxaquecas, que é devido à tensão muscular provocada pelo bruxismo.

O problema pode estar ligado a fatores emocionais?

Se a pessoa está passando por algum tipo de problema familiar ou mesmo questões de trabalho, pode intensificar o bruxismo, pois ele nesses casos há uma tensão, que consequentemente será repassada aos dentes em forma de aperto e desgastes.

O bruxismo tem cura?

Mito. O bruxismo não tem cura. O que fazemos é utilizar um protetor para evitar e conter o desgaste da dentição. O que pode ajudar no tratamento é fazer exercícios, caminhadas e sessões de relaxamento, pois como disse, ele está ligado a fatores emocionais, como o estresse. (Por Bruna Pereira)