SAÚDE

Cachoeiro amplia número de atendimentos na saúde mental

Prefeitura de Cachoeiro amplia equipe e número de atendimentos na área de saúde mental

Em 22/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Patrícia Pim/PMCI

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram realizados 4.111 atendimentos nessa área, enquanto a média dos outros quadrimestres foi de 2.142.

Nos últimos quatro meses de 2022, a rede municipal de saúde de Cachoeiro de Itapemirim registrou um aumento significativo no atendimento em saúde mental.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram realizados 4.111 atendimentos nessa área, enquanto a média dos outros quadrimestres foi de 2.142.

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, destaca que o avanço considerável foi possível graças ao aumento no número de profissionais que atuam em equipes multidisciplinares na rede do município. 

“Obtivemos o resultado de uma cobertura de acompanhamento psicossocial de 78,11% nas Unidades Básicas de Saúde, o que nos permitiu atender um número maior de pessoas com demandas em saúde mental”, ressalta Wingler.

Para Wingler, a atuação de uma equipe multiprofissional é fundamental para garantir um atendimento completo e efetivo. “Contamos com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais que trabalham, de forma integrada, para oferecer um atendimento abrangente e de qualidade. O aumento nos atendimentos demonstra que a rede de saúde está atenta a essa demanda e empenhada em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado”, afirma o secretário.

Atendimento na rede municipal de saúde

A Semus lembra que as UBS são a porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo os relacionados à saúde mental. Nesses casos, as pessoas devem procurar uma unidade, quando perceberem que a realização das suas atividades diárias está sendo prejudicada por sentimentos como tristeza, desânimo, perda do prazer de viver, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade, medo e outros. 

Após avaliação do paciente, a unidade pode fazer, quando necessário, o encaminhamento para serviços especializados da rede de atenção psicossocial.

Atendimento Caps ad

A rede de saúde mental de Cachoeiro conta com o Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (Caps ad), que oferece serviços de acolhimento a pessoas com dependência química e aos seus familiares; atendimento individual; atendimento em grupos; visitas domiciliares e oficinas terapêuticas. 

Para ser atendido no Caps ad, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O equipamento está localizado na rua José Dias Lobato, 163, bairro Otton Marins (rua paralela à Linha Vermelha) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações: 3522-4366.

Resultados do terceiro quadrimestre

Os dados sobre os atendimentos em saúde mental na rede municipal de saúde de Cachoeiro estão contidos no relatório de ações da pasta referente ao terceiro quadrimestre de 2022.

O documento foi apresentado, na última quinta-feira (16), durante audiência pública na Câmara Municipal. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde detalhou os avanços na área, com destaque para o início da construção das novas unidades básicas nos bairros Ferroviários e Basileia. O relatório será disponibilizado, no site www.cachoeiro.es.gov.br, na página da Semus. (Secom/PMCI)

Leia também:

Urologista alerta para importância do uso de preservativo
Spray nasal traz esperança de alívio rápido para enxaqueca
12 países das Américas estão em alerta máximo por gripe aviária
Consultas e exames de oftalmologia são ofertados no Cema
É possível curtir o Carnaval e cuidar da saúde ao mesmo tempo
Pressão arterial pode ser reduzida com musculação, diz estudo
Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (16)
Vitória: Confira os locais de vacinação durante os dias de folia
Atletas com doença cardíaca genética podem praticar esportes
> ​Público da vacina Meningite ACWY é ampliado em Vila Velha
Indígenas têm menos acesso à vacinação contra covid-19

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | ATENDIMENTOS | SAÚDE MENTAL | AMPLIA | EQUIPE