ECONOMIA CAPIXABA

Cachoeiro de Itapemirim registrou recorde de novas empresas

Apesar da pandemia, Cachoeiro registrou um recorde de novas empresas de 2020 a 2022.

Em 22/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMCI

De acordo com dados do Mapa de Empresas, do governo federal, em 2020, foram iniciados 4.056 negócios; em 2021, 4.229; e em 2022, 4.013. Dessa forma, 16 empresas foram abertas por dia útil, em média.

De 2020 a 2022, mesmo com as dificuldades econômicas impostas pela pandemia do coronavírus, Cachoeiro registrou a abertura de mais de 12 mil novas empresas, uma performance melhor que a do período anterior à situação de emergência em saúde.

De acordo com dados do Mapa de Empresas, do governo federal, em 2020, foram iniciados 4.056 negócios; em 2021, 4.229; e em 2022, 4.013. Dessa forma, 16 empresas foram abertas por dia útil, em média.

Nos três anos, 3.909 empresas foram extintas no município, que alcançou, assim, um saldo positivo de 8,3 mil entre aberturas e baixas.

Contribuiu para o bom resultado a formalização de microempreendedores individuais (MEI), que tem sido fortemente incentivada no município, por meio de iniciativas como a Sala do Empreendedor e a dispensa de licenças para abertura e funcionamento de mais de 500 tipos de atividade.

Também favoreceu esse cenário a maior facilidade para abrir um negócio na cidade. Medidas de desburocratização adotadas pela Prefeitura possibilitaram, entre outros avanços, a redução do tempo médio para abertura de empresas, que hoje pode ser efetivada no mesmo dia (em 17 horas).

“Esses dados mostram a resiliência da economia de Cachoeiro, em um dos períodos mais dramáticos de nossa história. Para atravessar esse cenário difícil, os empreendedores puderam contar com as políticas municipais de apoio à pessoa jurídica. Seguimos trabalhando para tornar Cachoeiro uma cidade cada vez mais empreendedora, com uma ambiência favorável à abertura e à atração de novos negócios”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Mais de 5 mil empregos gerados

Nos últimos três anos, Cachoeiro também alcançou saldo positivo na geração de empregos formais: 5,3 mil postos de trabalho foram criados no período (diferença entre admissões e demissões). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal. (Secom/PMCI)

Leia também:

> Fórum apresenta potencial do Espírito Santo para investidores
PIB capixaba encerra ano de 2022 com crescimento de 1,9%
Operações portuárias incrementam receita de Vila Velha
Fevereiro contabiliza 667 empresas abertas em Cariacica
Inclusão no Compete-ES registra 117 empresas em 2023
Desenvolvimento Econômico traça planejamento para 2023
Em 02 meses, 117 empresas foram incluídas no Compete-ES
Sefaz e prefeitos discutem acordo entre ANP e a Petrobras
Decreto amplia os benefícios para o setor de rochas no ES
Confaz publica tabela para preço médio de combustíveis
Oi entra com pedido de recuperação judicial nos EUA
Percentual de famílias endividadas se mantém em 78%

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | RECORDE | EMPRESAS | NOVAS | PANDEMIA