NEGÓCIOS

Café Empresarial da Assevila fala sobre economia e política

Papo foi sobre “economia brasileira em ano eleitoral, reflexos e oportunidades em Vila Velha".

Em 30/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Correio Capixaba

A 13ª edição do Café Empresarial, da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), debateu sobre o tema: “economia brasileira em ano eleitoral, reflexos e oportunidades em Vila Velha.

A Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), realizou no último dia 28, a 13ª edição do Café Empresarial, com uma palestra, cujo tema discorreu sobre a “economia brasileira em ano eleitoral, reflexos e oportunidades em Vila Velha, ministrada pelo professor e economista Orlando Caliman, com a participação do prefeito Arnaldinho Borgo. O evento aconteceu no auditório do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na Prainha, e contou com apresentações culturais, além das presenças de lideranças empresariais, políticas e comunitárias.

O presidente da Assevila, Marco Túlio Ribeiro Fialho, declinou sobre a necessidade de buscar o desenvolvimento do município de Vila Velha, por meio do debate e do entendimento, de mãos dadas, trabalhando em sinergia, onde o setor produtivo e o poder público caminham na mesma direção, com apoio mútuo, debruçando sobre os temas mais relevantes e propositivos, para o crescimento e fortalecimento dos negócios e da economia local.

“O papel principal da Assevila, enquanto entidade representativa do setor produtivo, é se fazer presente, por meio dos seus Conselhos Temáticos, debatendo de forma propositiva com o poder público, apontando na direção das necessidades, prioridades, oportunidades, bem como, as soluções viáveis para quem deseja visitar, morar e empreender em Vila Velha que, no ano passado,  foi o município Capixaba que mais gerou empregos. Incentivamos para que tenhamos um município, cada vez mais, organizado administrativamente e atrativo, capaz de atrair novos empreendimentos, gerar mais empregos e distribuição de renda”.


Marco Túlio Ribeiro Fialho, é o presidente da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila). Foto: Correio Capixaba

No último mês de março, Vila Velha ficou no topo da lista dos municípios que mais geraram empregos, no Espírito Santo. Ao todo, foram criados 540 postos formais de trabalho nas mais variadas áreas, como setores do comércio e de serviços. No primeiro trimestre, já foram contabilizadas um total de 1.601 oportunidades. 

Trabalho do Executivo

Na oportunidade, o prefeito Arnaldinho Borgo falou sobre a realidade do município, discorrendo sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo executivo, pontuando as dificuldades, as parcerias com o setor produtivo, com o legislativo municipal e com o governo do Estado, e as realizações nos primeiros 16 meses de mandato.


O prefeito Aranldinho Borgo disse que o município de Vila Velha será protagosnista no Espírito Santo. Foto: Correio Capixaba

“São, apenas, dezesseis meses de trabalho à frente do executivo municipal, onde chegamos e encontramos muitos imbróglios, muitos gargalos burocráticos, atrasos nos processo, documentos que sumiram, tecnologia inexistente, obras paralisadas há mais de dez anos, etc. Mas, decidimos olhar para frente, focamos no propósito de trabalhar alinhados com o objetivo de transformar Vila Velha no município protagonista no Espírito Santo. Estamos realizando ações efetivas nas áreas da saúde, da educação, da segurança, da tecnologia e dos negócios, inclusive, criamos o ambiente Vila Velha Empreendedora, um espaço onde o empreendedor resolve tudo num único lugar, com muita agilidade. Estamos trabalhando para manter quem está aqui, assim como, vamos repatriar aqueles que saíram e vamos atraír novos empreendedores para Vila Velha. A Prefeitura está de portas abertas para receber aqueles que queiram ajudar a transformar Vila Velha numa cidade próspera e feliz para os moradores, turistas e empreendedores”, disse o prefeito.

Economia e política

O professor e economista, Orlando Caliman, falou sobre o ambiente econômico no mundo, no Brasil, que refletem nos estados e nos municípios, especialmente, num ano eleitoral complexo, como se desenha para 2022, com as eleições majoritárias mais polarizadas e conflitivas da história desse país.

“Hoje, está muito complicado e arriscado você parar para conversar sobre política no Brasil. É preciso ter muito jeito, cautela e cuidado para desenvolver esse tipo de conversa, especialmente, sobre as eleições deste ano, visivelmente mais polarizadas e conflitivas da história desse país”.   

Caliman disse que o Brasil é um grande fornecedor de commodities estratégicas e a variação do câmbio tem tudo a ver com isso, podendo, em vários momentos, beneficiar as economias brasileira e capixaba.


O professor e economista, Orlando Caliman falou sobre os cenários político e econômico, em ano eleitoral no Brasil. Foto: Correio Capixaba

“O Brasil está crescendo a média de 1%, enquanto a economia mundial está crescendo a média de 3,6% ao ano. A guerra da Ucrânio muda a perspectiva e é um fator muito preocupante, em todos os sentidos, onde não há vencedores, ou seja, todos perdem! O Espírito Santo depende, fortemente, de commodities. É só lembrarmos que, em 2012, por exemplo, só as commodities de extrativa mineral (minério e petróleo), chegaram a representar 28% do PIB Capixaba, caindo depois, no período crítico da crise, chegando a representar, apenas, 4 a 5%”.

Sobre o Espírito Santo, Caliman disse que está se transformando em um grande o Estado, e Vila Velha compõe esse ambiente. Esse movimento empresarial liderado pela Assevila, é de extrema relevância para que o crescimento econômico aconteça no município. Segundo ele, essa questão do porto de Vila Velha é de fundamental importância. 

“Especificamente, em Vila Velha, tem um aspecto importante que é, abrir a janela para o porto, mas também, abrir a janela para o lado sul, porque é onde estão as oportunidades e onde os grandes investimentos irão ocorrer, como a duplicação da BR 101, ferrovia, etc. É preciso juntar as forças de trabalho, nessa integração positiva entre o poder público e o setor produtivo, para promover essa transformação econômica”, finalizou Orlando Caliman.

Leia também:

Unidades do "Indústria em Movimento" no Masterplace Mall
Prêmio Prefeito Empreendedor tem recorde de inscritos no ES
Ibram prevê injeção US$ 40,4 bilhões na mineração do Brasil
Venda do Twitter a Elon Musk deve ser concluída hoje (25)
Preço do minério de ferro cai quase 11% com baixa demanda
Cartões Banescard Visa são lançados oficialmente
Empresários da Serra discutem alternativas para os negócios
Inscrição Estadual do MEI: Medida entrou em vigor no dia 04
Capacitação auxilia mulheres a desenvolver seus negócios
Insetos ameaçam a produção nas lavouras de algodão

TAGS:
ASSEVILA | CAFÉ EMPRESARIAL | VILA VELHA | POLÍTICA | ECONOMIA