POLÍTICA CAPIXABA

Câmara de Vitória é órgão público mais transparente do ES

A CMV recebeu o selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, da Atricon.

Em 19/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Teo Gelson Santos/CMV

A Câmara Municipal de Vitória foi a única a receber o selo "Diamante" entre as 144 instituições avaliadas, entre prefeituras, câmaras e defensorias.

"Diamante". Esse é o selo que a Câmara Municipal de Vitória recebeu no Programa Nacional de Transparência Pública, divulgado ontem pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Segundo o resultado divulgado pela associação, das 144 instituições avaliadas no Espírito Santo, apenas a Câmara da Capital recebeu o selo diamante. Outras 31 instituições, incluindo prefeituras e as demais câmaras municipais, receberam o selo ouro e outras 9 conseguiram alcançar o selo prata, segundo o painel de avaliação.

“É com muita alegria que recebi essa notícia. O resultado é fruto de um trabalho constante de transparência nos atos e gastos públicos, que vem sendo feito por toda equipe, nessa Casa de Leis”, frisou o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael.

O programa abrange todo o país, sendo possível avaliar o nível da transparência pública nos portais dos Poderes e órgãos fiscalizados pelos Tribunais de Contas brasileiros, incluindo os sites mantidos pelas próprias instituições de controle externo. 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA. Clica e SAIBA MAIS:

Os critérios utilizados foram divididos em informações prioritárias e institucionais, recursos humanos, acessibilidade, serviço de informação ao cidadão, despesas e receitas, entre outros. 

Ainda de acordo com a Atricon, os portais públicos que atenderem a 75% dos critérios do PNTP receberão um selo de transparência: Diamante (100% dos critérios essenciais e alcance de nível de transparência entre 95% e 100%), Ouro (atendimento a 100% dos critérios essenciais e alcance de nível de transparência entre 85% e 94%) ou Prata (atendimento a 100% dos critérios essenciais e alcance de nível de transparência entre 75% e 84%). (Por Isabela Lamego - DeCom/CMV)

Link para conferência dos dados: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/atricon2.html

Leia também:

Casagrande transfere cargo para vice Jacqueline Moraes
Estado investe na reforma de praça pública em Ibiraçu
Casagrande autoriza obras do Centro Empresarial em Aracruz
Renato Casagrande assina carta para adesão ao Pacto Global
Governador entrega reforma de escola e anuncia investimentos
Renato Casagrande é reeleito governador do Espírito Santo
Em Cariacica, Casagrande faz corpo a corpo com eleitores
No último dia de campanha, Manato visita a feira de Itapuã
Educação capixaba realiza encontro de apoio a Casagrande
Proposta de Casagrande proíbe a contratação de agressores

TAGS:
CÂMARA DE VITÓRIA | SELO | TRANSPARÊNCIA | ÓRGÃO PÚBLICO | ATRICON