SAÚDE

​Campanha da poliomielite e multivacinação começa segunda

Segunda inicia a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação em Vila Velha.

Em 05/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

As salas de vacinação das Unidades de Saúde estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, para imunizar as crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra poliomielite e para a multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Nesta segunda-feira (8) tem início a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação, para crianças a partir de 1 ano de idade a menores de 5 anos e crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, respectivamente. A ação, que segue até o dia 9 de setembro, tem o intuito de atualizar o cartão de vacina deste público.

Para que a imunização seja organizada e tranquila, os profissionais da saúde participaram de um treinamento em prol da campanha. Na ocasião, foram aprofundados os procedimentos e protocolos, possíveis efeitos adversos e condutas que devem ser seguidas pelos capacitados.

A referência em Imunização de Vila Velha, Denise Rocha, fala sobre a necessidade de colocar a caderneta de vacinação em dia:

“Vemos no âmbito nacional que, durante esses dois anos de pandemia, houve uma queda significativa das coberturas vacinais infantis. Com isso, existe um risco do retorno de algumas doenças”, disse. 

“Por esse motivo, estamos nos movimentando para que todos os pais e responsáveis levem seus filhos até as salas de vacina nas Unidades de Saúde, para evitar a transmissão de doenças”, concluiu.

Como vacinar?

As salas de vacinação das Unidades de Saúde estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, para imunizar as crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra poliomielite e para a multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Vale lembrar que a Unidade de Saúde de Jardim Colorado por enquanto não possui sala de vacina. Além disso, a vacinação nas Unidades de Saúde de Coqueiral de Itaparica, Ibes e Vila Nova funciona mediante ao agendamento on-line.

Poliomielite

A meta para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que residem no município. 

Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a vacina pólio oral (VPO) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação

Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Serra abre hoje (4) vagas de vacina contra Covid-19 e Gripe
Prefeitura de Guarapari inicia campanha Agosto Dourado
Vitória terá vacinação contra Covid-19, Gripe e Meningite C
Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação de crianças
Saúde aprova um protocolo para o diagnóstico de TDAH
Cariacica: UBS promovem ações sobre aleitamento materno
Aprovado PL que obriga planos de saúde a ampliar tratamentos
Vila Velha continua com vacinação contra Covid-19 e Gripe
Norte: Hospitalizações por covid mantêm tendência de alta
Agosto Dourado: Linhares orienta sobre aleitamento materno
Gordura que causa celulite não é vilã par problemas cardíacos

TAGS:
VACINAÇÃO | VILA VELHA | POLIOMIELITE | MULTIVACINAÇÃO | CAMPANHA