EDUCAÇÃO

Campanha de incentivo à frequência escolar faz sucesso

Uma campanha de incentivo à frequência escolar faz sucesso com os estudantes de Vitória.

Em 16/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Luis Oliveira/PMV

São 210 estudantes das turmas do 1º ao 5º ano que participam da campanha desde o final do mês de julho.

Incentivar a frequência escolar, acolher os estudantes, fortalecer o vínculo deles com a escola e ainda estimular o protagonismo nas turmas. Esses são os objetivos da campanha "Venha para o RCO! Sua presença vale ouro", lançada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, que fica no bairro Resistência.

São 210 estudantes das turmas do 1º ao 5º ano que participam da campanha desde o final do mês de julho. Semanalmente, a equipe pedagógica faz a contagem da frequência de cada turma. Aquelas que percentualmente tiverem a maior frequência recebem um "cupom dourado". Ao final do mês, a turma que conseguir reunir o maior número de cupons será premiada com uma sessão de cinema, com direito à pipoca liberada.

A pedagoga Alice Nascimento explica que a campanha tem como principal objetivo melhorar a frequência escolar dos estudantes, além de estimular o protagonismo.

"Desde o início do ano, a escola tem desenvolvido diversas ações para combater a infrequência escolar. Após experiências compartilhadas, vislumbramos uma atividade na qual os estudantes pudessem participar ativamente. Após alguns planejamentos, a equipe pedagógica elaborou o regulamento da campanha, bem como a estratégia utilizada". Ela coordena a campanha junto com a também pedagoga Gilvana Jesus.

Para o estudante Bruno Henrique Santana, do 4º ano, a ação já tem surtido efeito.

"A campanha é muito legal, pois essa premiação nos incentiva a vir mais para a escola e não faltar. Assim aprendemos mais, nos dedicamos, nos ajudamos e nos cobramos a ter uma boa frequência", disse.

Colhendo resultados

Os registros da contagem feita pela equipe pedagógica ficam em uma tabela disposta no pátio da unidade de ensino, em que os estudantes acompanham ansiosos o desempenho de cada turma. É dessa forma que uma disputa saudável gera uma melhora na frequência escolar das turmas.

"Eles acompanham ansiosos o destaque feito na tabela que fixamos no pátio da escola. Acredito que o projeto incentiva a frequência dos estudantes, além de promover o fortalecimento de cada turma. Eles precisam compreender a necessidade de acolher os colegas infrequentes, para que sintam desejo em participar das ações escolares. Sendo assim, fica o ensinamento de que o fortalecimento do coletivo faz o sucesso escolar", disse a pedagoga Alice. (Secom/PMV)

Leia também:

Guarapari abre inscrições para cursos em parceria com SENAI
Cariacica: inscrições abertas para cursos profissionalizantes
80 alunos terão aula de Beach Soccer e Beach Tênis à noite
Aberto prazo para comprovar as informações do ProUni
Crianças promovem ações em defesa do mangue em Vitória
Cariacica terá polo EaD com cursos oferecidos pela Ufes
Linhares: Projeto de escola estimula a prática de atividades
Mais de 9 mil estudantes recebem hoje Bolsa Permanência
Inscrições para o Fies do segundo semestre terminam hoje
Dia do Estudante: homenagens para os alunos de Cariacica
Aracruz: estudantes ganham bolsa integral no Instituto Ponte

TAGS:
VITÓRIA | ESTUDANTES | CAMPANHA | FREQUÊNCIA ESCOLAR | TURMAS