SAÚDE

Campanha de vacinação de povos yanomami começa hoje (25)

A ação será operacionalizada junto à Sesa de Roraima, com o apoio da Força Nacional do SUS.

Em 25/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Myke Sena/MS

O Centro de Operações de Emergência (COE) notificou a chegada de 24 tablets para otimizar a coleta de dados epidemiológicos.

O Ministério da Saúde inicia hoje (25) a campanha de vacinação dos povos yanomami. Os indígenas recebem vacinas bivalentes contra a covid-19 e imunizantes de rotina do calendário adulto e infantil.

De acordo com a pasta, a previsão é que cerca de 20 mil doses bivalentes contra a covid-19 atendam seis comunidades yanomami: Surucucu, Kataroa, Maloca, Paapiú, Auaris, Missão Catrimani e Waputha.

A imunização estava prevista para começar em 27 de fevereiro, juntamente com a campanha nacional, mas foi antecipada em razão do que o ministério descreveu como “grave crise sanitária e humanitária encontrada no território”.

A ação será operacionalizada junto à Secretaria de Saúde de Roraima, com o apoio de profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) que já estão atuando na Terra Indígena Yanomami.

Treinamento

O Centro de Operações de Emergência (COE) notificou a chegada de 24 tablets para otimizar a coleta de dados epidemiológicos das equipes da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e no restante do território.

Parte das equipes, segundo o ministério, passou por treinamento para utilizar os 20 telefones satelitais que chegaram na capital Boa Vista. O aparelho vai permitir que agentes enviados para localidades distantes e de difícil acesso mantenham a comunicação com o centro de emergência local.

Na semana passada, foi concluída a construção de um poço para fornecimento de água na comunidade Yeakeplaupi, Polo Base de Palimiu, onde vivem 160 yanomami. Ao todo, o Território Indígena Yanomami tem cerca de 31 mil indígenas, espalhados em mais de 370 comunidades.

Atendimentos

Um mês após a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional ser declarada na terra yanomami, mais de 5 mil atendimentos médicos a indígenas encontrados em grave situação de desassistência foram realizados na região. Entre as crianças acompanhadas na casa de apoio, 78% evoluíram de quadro grave de desnutrição para moderado.

Os atendimentos emergenciais são realizados pela Força Nacional do SUS nos polos base das regiões de Auaris, Surucucu e Missão Catrimani. Em Boa Vista, parte dos atendimentos é realizada por equipes de voluntários da Casai ou no hospital de campanha montado na área externa, com apoio das Forças Armadas. Os casos mais graves são encaminhados para a rede hospitalar da capital.

A entrada no território e na casa de apoio é restrita a profissionais que atuam na missão, atendendo a pedidos de lideranças indígenas que apontam cuidados à exposição da imagem, sobretudo em relação a indígenas doentes e aos seus mortos. (Por Paula Laboissière – da Agência Brasil)

Leia também:

Vacinação sem agendamento (25) no sábado em Vila Velha
Grupo do Mais Médicos irá para terra yanomami em março
Anvisa suspende lotes de preservativos por falha em testes
Vitória abre agendamento para vacinação com a Bivalente
Vila Velha começa a vacinar com Pfizer Bivalente na segunda 
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves completa 10 anos
Agentes realizam força tarefa para combater a dengue
Brasil é segundo país do mundo com mais casos de hanseníase
Não se esqueça da dengue, o mosquito está solto por ai
Cachoeiro amplia número de atendimentos na saúde mental
Urologista alerta para importância do uso de preservativo

TAGS:
VACINAÇÃO | YANOMAMI| CAMPANHA | TREINAMENTO | MINISTÉRIO DA SAUDE