Campanha eleitoral começa hoje (16) nas ruas do Brasil

Candidatos podem fazer caminhadas, carreatas e distribuir material de campanha nas ruas.

Em 16/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Internet/(Reprodução/Jornal de Fato)

Comícios poderão ser realizados entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha. Showmícios gratuitos são proibidos por lei. 

Candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital saem, a partir de hoje (16), em busca dos votos de 156,4 milhões de eleitores aptos a exercer o direito ao voto nas eleições de outubro. 

Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

Os comícios poderão ser realizados entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha. Showmícios gratuitos são proibidos por lei. 

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida. 

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las. 

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno  para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro. (Agência Brasil)

Leia também:

Jair Bolsonaro registra sua candidatura à reeleição no TSE
TSE diz não às Forças Armadas para acesso à documentos
Bolsonaro: Batem em mim porque venda de armas é recorde
Bolsonaro no ES: Contarato pede rigor dos órgãos de trânsito
Presidente diz que quer transparência no sistema eleitoral
Eleitor já pode informar à Justiça Eleitoral onde irá votar
Brasil tem 156,4 milhões aptos a votar nas próximas eleições
Defesa questiona urnas e quer teste com cédula de papel
TCU conclui que sistema eletrônico de votação é seguro
Congresso reserva R$19 bi para orçamento secreto em 2023
Congresso Nacional aprovou hoje o texto-base da LDO 2023

TAGS:
ELEIÇÕES 2022 | CAMPANHA | COMÍCIOS | SHOWMÍCIOS | CAMINHADAS | ELEITORES