SAÚDE

Campanha Julho Amarelo conscientiza sobre hepatites virais

No Brasil, as hepatites mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, diz infectologista.

Em 01/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Agência Pará

Entre 1º de janeiro e 26 de junho deste ano, no Espírito Santo, foram confirmados, 1 caso de hepatite A, 50 casos de hepatite B e 55 casos de hepatite C.

Para alertar a população sobre a necessidade da prevenção das hepatites virais, julho é o mês reservado para orientar a população sobre as doenças que podem causar cirrose hepática e câncer no fígado. Daí a importância do diagnóstico precoce para início de tratamento que está acessível para toda a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 No Brasil, as hepatites mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Nos cenários nacional e local, a tendência de diminuição da taxa de detecção de hepatites virais A e B são notórias, principalmente em virtude da melhora da cobertura vacinal entre os anos de 2017 e 2019.

Em 2020 e 2021, a redução de casos deve-se a duas variáveis: a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), com redução da realização de testes, (baixo índice de procura da população), e mudança definida pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Sistema de Notificação do Espírito Santo que passou a ser o Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS), (e-SUS VS).

Segundo o médico infectologista e coordenador do Programa Estadual de Hepatites Virais da Sesa, Marcello Leal, entre 1º de janeiro e 26 de junho deste ano, no Estado, foram confirmados, 1 caso de hepatite A, 50 casos de hepatite B e 55 casos de hepatite C.

Marcello Leal fala da importância de se estar atento aos sinais dos primeiros sintomas da hepatite:

“Pessoas com mal-estar, náuseas, vômitos, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), urina escura e fezes claras devem procurar a unidade de saúde ou pronto socorro para atendimento e isso é essencial para a constatação e controle da doença”.

Assim que detectado o paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde ou Centros de Testagem e Aconselhamento de IST, AIDS e Hepatites para a realização do teste de hepatites.

“Os testes para as hepatites B e C estão disponíveis para a população nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento de IST, AIDS e Hepatites. Devem ser testados para hepatite B, principalmente pessoas com mais de 30 anos, portadores de HIV, usuários de drogas, indivíduos com múltiplos parceiros sexuais e com casos de hepatite B na família”, informa o médico.

Para a hepatite C, a orientação é que sejam testadas as pessoas com mais de 40 anos; diabéticos; pessoas com insuficiência renal; usuários de drogas injetáveis; pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou história de infecções sexualmente transmissíveis; portadores de HIV; pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993; e pessoas com antecedente de uso, em qualquer época, de agulhas, seringas de vidro ou seringas não descartáveis ou não esterilizadas.

Para a realização do teste, é necessário recolher uma gota de sangue do paciente, que é depositada em uma lanceta na placa com substância química, a reação acontece em média 20 minutos é feita a leitura do resultado do teste

Características

A hepatite A é contraída por consumo de água e alimentos contaminados por fezes de um indivíduo com a doença. A maioria dos casos dessa classificação está associada a condições precárias de saneamento básico e falta de cuidados com a higiene pessoal.

A Transmissão da hepatite B pode ser por três formas distintas: relação sexual; contato com sangue contaminado; e de mãe para filho durante a gestação ou no momento do parto. Após o contato com o vírus, existe a chance de este permanecer se multiplicando nas células do fígado por mais de seis meses, conhecida como hepatite viral crônica.

Em relação à hepatite C, a contaminação acontece por meio de sangue contaminado e a maioria dos pacientes não apresenta sintomas. Quando não realizado o teste, os sintomas da doença hepática se manifestam na fase avançada como cirrose ou câncer de fígado.

As hepatites B e C são doenças silenciosas e potencialmente grave. A hepatite C é a principal causa de transplante de fígado no País. O transplante é indicado para pacientes com cirrose e diminuição severa de funcionamento do fígado. Logo, indicado apenas para pacientes mais graves.

Prevenção

Transmitida pela da água e alimentos contaminados, a hepatite A é combatida com simples atos importantes como lavar bem as mãos após usar o banheiro; beber água filtrada ou tratada; e lavar bem os alimentos consumidos crus.

Para as crianças menores de 5 anos, é importante que seja aplicada a dose da vacina contra Hepatite A, disponível nas unidades básicas de saúde.

A hepatite B é transmitida de mãe para filho durante o parto; mediante sangue contaminado; e pelas relações sexuais. Em sua prevenção, é importante usar preservativos nas relações sexuais, não compartilhar objetos de uso individual, como lâminas de barbear e depilar, alicates de unha, escovas de dente, além de evitar compartilhamento de agulhas e seringas. Também fazer uso da vacina contra hepatite B, disponível para toda a população desde o nascimento a terceira idade.

Para a hepatite C, a transmissão se dá por meio de sangue contaminado e a principal forma de prevenção é não compartilhar de objetos de uso comum e evitar compartilhar agulhas e seringas.

A população tem acesso às vacinas para hepatite virais A e B que são ofertadas diariamente nas salas de vacinação das unidades de saúde dos municípios durante todo o ano, elas estão inseridas no calendário nacional de imunização.

A vacinação contra a hepatite A foi incluída no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos. A hepatite C não tem vacina.

Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA

A Secretaria da Saúde oferece apoio aos municípios que realizam as ações de prevenção e testes rápidos para diagnóstico das hepatites, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais.

Marcello Leal informa que durante a campanha julho amarelo são realizadas palestras à população em geral, distribuição de preservativos, incentivo à vacinação, capacitação para profissionais de saúde, além de distribuição de panfletos e vídeos informativos nas mídias sociais e entrevistas.

 Clique aqui, para saber endereços do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), e locais que oferecem os serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Estado do Espírito Santo. (As informaç ões são da Sesa)

Leia também:

Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
Covid: Vitória é referência em vacinação e atrai público externo
Prefeitura de Vitória realiza operação tapa-buracos na cidade
Orla mais segura: Calçadão de Camburi recebe manutenção
Sinalização horizontal oferece segurança no trânsito de Vitória
Defesa Civil de Vitória abre curso on-line para voluntários
Vitória participa da elaboração de ações de educação ambiental
Superendividamento: Procon de Vitória esclarece sobre a lei
Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte
Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra

TAGS:
ANOREXIA | VACINA | PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE