CIDADE

Campanha Maio Amarelo alerta sobre segurança no trânsito

Organizada pela GCMV, a ação é promovida pela Prefeitura de Vitória nas feiras livres.

Em 14/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Agentes vestidos de almas penadas conscientizaram frequentadores da feira livre de Jardim Camburi sobre perigos no trânsito.

Agentes vestidos de "almas penadas", mensagens de alerta sobre os riscos de beber e dirigir ou usar o celular enquanto dirige e muita conscientização fizeram parte de nova ação da campanha Maio Amarelo, nesta sexta-feira (14), na feira livre de Jardim Camburi. 

O tema deste ano é "Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito".

"Estamos fazendo ações que impactam, que fazem os frequentadores das feiras ficarem atentos às mensagens sobre os riscos do uso de celular ao volante, do excesso de velocidade, da ingestão de bebida alcoólica, situações que levam sofrimento a diversas famílias por causa da imprudência no trânsito", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

Organizada pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), a ação é promovida pela Prefeitura nas feiras livres, e a programação vai até dia 28.

Desde 1° de maio, já foram feitas intervenções nas feiras livres dos bairros Jardim da Penha, Gurigica, Praia do Canto, República e Santo Antônio.

Dados

Conforme dados do Observatório Nacional do Trânsito, anualmente morrem mais de 40 mil pessoas e 400 mil ficam com algum tipo de sequela.

Próximas ações da campanha Maio Amarelo 2021

Sábado (15) - Feira livre do bairro São Pedro

28/05 - Encerramento da campanha na feira livre do bairro Praia do Canto.

Escolas de Vitória já entregaram mais de 30 mil kits de alimentos

Gêneros alimentícios diversos, complementados por frutas, legumes e verduras, estão garantindo a segurança alimentar de todos estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Até esta sexta-feira (14), a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) já entregou 36.038 kits de alimentos, além de 28.298 kits verdes.

Os dois, juntos, compõem o kit de alimentação escolar. Na próxima semana, ainda está prevista a entrega de mais 3.962 kits de gêneros secos e outros 11.702 kits verdes. Cada unidade de ensino está informando à família a data para a retirada do kit, que é por estudante. Se uma família tiver duas crianças matriculadas na rede, terá direito a retirar dois deles, e assim sucessivamente.

Cada unidade de ensino está informando à família a data para a retirada do kit de alimentos, que é por estudante. Foto: Jansen Lube/PMV

Na data de entrega, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Os estudantes com 15 anos de idade ou mais podem retirar o kit, mediante a apresentação de um documento de identificação.

Para evitar o desperdício de alimentos, a família que não desejar retirar o kit deve informar essa opção por meio de consulta, que está disponível no Boletim Online de cada estudante.

Duas etapas

Os kits verdes, por serem compostos por gêneros perecíveis, são entregues pelas Cooperativas da Agricultura Familiar em duas etapas. O objetivo é que não haja desperdício de alimentos.

Isso significa que os kits não serão entregues todos de uma vez nas escolas. Por exemplo, uma escola que iniciará a distribuição no dia 18 de maio fará a chamada para entrega de um grupo de seus estudantes. Na semana seguinte, será a vez dos demais.

É fundamental que as famílias respeitem e sigam o cronograma estabelecido pelos diretores, em cada unidade de ensino.

Cuidados com os alimentos

Antes de serem consumidos ou mesmo armazenados, a equipe da Coordenação de Alimentação Escolar (Cane) orienta que é preciso higienizar os alimentos que compõem o kit.

  • Higienizar as embalagens dos produtos antes de abrir;
  • Higienizar os gêneros in natura antes de consumir;
  • Lavar bem os alimentos que irão para a geladeira.

Cronograma

18 de maio
Cmeis
Dr Thomaz Tommasi, Jacy Alves Fraga, Maria Nazareth Menegueli, Nelcy da Silva Braga, Ocarlina Nunes Andrade e Professora Sophia Musengny Loureiro.
Emefs
Mauro Braga, Paulo Reglus Neves Freire, Professora Maria Stella de Novaes e Professora Regina Maria Silva.

TAGS:
ALIMENTO | AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA