SAÚDE

Câncer de colo de útero: o papel da vacinação e de exames

Os estudos apontam que a mulher adulta pode se beneficiar da vacinação contra o HPV.

Em 23/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images/Luis Alvarez

Imunização deve ocorrer preferencialmente dos 9 aos 14 anos; mas vale a pena se vacinar depois dessa faixa etária?

Neste Janeiro Verde, mês de prevenção do câncer de colo de útero, reforçamos a importância da vacinação contra o HPV para meninos e meninas, como forma de prevenir este tumor (e também outras neoplasias que podem estar relacionadas à infecção por este vírus). A imunização, como destacamos, deve ocorrer preferencialmente dos 9 aos 14 anos e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, para quem já passou desta faixa etária, vale a pena se vacinar?

Os estudos mais recentes apontam que a mulher adulta pode se beneficiar da vacinação, apesar de poder ser menos eficaz, caso ela já tenha contraído o HPV. Porém, se ela não teve contato com os subtipos mais perigosos do vírus, a vacina é importante porque evita que, em um potencial e futuro contato com o HPV, não haja infecção.

Para as mulheres adultas, outra relevante forma de evitar a doença é manter a rotina ginecológica em dia. O Papanicolaou, por exemplo, é um exame de baixo custo, que deve ser feito periodicamente. Segundo as diretrizes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o início da coleta deve ser aos 25 anos para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual.

A genotipagem é um exame muito importante para as pacientes que têm HPV por vários motivos, não apenas para detectar a presença do vírus, mas para saber qual o subtipo presente no organismo. Vale lembrar que há subtipos que não levam ao desenvolvimento do câncer do colo de útero (os mais perigosos são o 16 e o 18).

Proteção também para os homens

Uma dúvida muito frequente é se a vacina evita infecções por HPV nos homens, também impedindo o desenvolvimento de tumores relacionados ao vírus em indivíduos do sexo masculino. A resposta é sim! Por isso, a imunização precisa ser dada para meninos e meninas. A vacina é uma das estratégias para que a pessoa imunizada não seja um agente transmissor de doenças e protege ambos sexos de modo igual. Acrescento, aqui, a relevância do uso de preservativos nas relações sexuais, que previne diversas infecções sexualmente transmissíveis.

Se, para as mulheres, tem efeito muito importante prevenir o câncer do colo de útero, de vulva, de orofaringe e de canal anal, para os homens ajuda a evitar o câncer de pênis, de orofaringe e também de canal anal.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a prevenção contra o HPV ou o rastreamento do câncer de colo de útero e outros tumores causados por este vírus, converse com seu médico e mantenha seus exames preventivos em dia! (Por Fernando Maluf, da Forbes)

Leia também:

Ministério da Saúde recebe 7,7 milhões de doses de Pfizer
Verão 2023: praias de Linhares têm plantão médico 24 horas
Anvisa anuncia novas restrições de produtos para cabelo
Saúde recebe doses de antiviral para tratamento contra covid
Vila Velha abre agendamento para vacinação nesta sexta
Vacinação: confira onde se imunizar em Vitória neste sábado
Prefeitura de São Mateus vai construir US no bairro Liberdade
Cachoeiro: Praça recebe ação do Janeiro Branco na sexta (20)
Vila Velha implanta Estratégia de Saúde da Família nas US
Fiocruz estuda antiviral de uso oral para combater a covid-19

TAGS:
CANCER | VACINAÇÃO | EXAMES | PREVENÇÃO | COLO