SAÚDE

Câncer de próstata: Sesa lança a campanha "Novembro Azul"

Tema da campanha deste ano é "Homem, saúde é vida! Cuide-se de Novembro a Novembro".

Em 29/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Danilo Magalhães/Prefeitura de Lauro de Freitas

Durante todo o ano, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), realiza ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de agravos

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), vai promover durante todo o mês de novembro diversas ações de conscientização para a importância do autocuidado e a saúde do homem. Trata-se do Novembro Azul, que este ano tem como tema “Homem, saúde é vida! Cuide-se de Novembro a Novembro”. 

“Em geral, nota-se que a maioria da população masculina tem certo receio ou resistência em procurar atendimento médico. Eles não se atêm aos sinais que o próprio corpo emite no decorrer dos anos, o que os deixam mais vulneráveis a qualquer doença que necessite de prevenção, a fim de minimizar os efeitos colaterais do próprio tratamento. Isso devido à falta do autocuidado e por não buscarem um serviço de saúde rotineiramente como fazem as mulheres”, salientou a referência técnica Estadual da Saúde do Homem, Lucimar Ventorin Hamsi. 

A técnica da Secretaria da Saúde ressaltou a importância que a promoção, prevenção e o diagnóstico precoce das doenças têm com grandes aliados para a saúde do homem. “A melhor maneira de prevenir as doenças está na decisão individual em se cuidar. A prática de atividades físicas rotineiramente, uma simples caminhada de 40 minutos diariamente, alimentação adequada livre de gorduras e açucares e uma boa noite de sono podem mudar para melhor a vida de qualquer pessoa”, disse Lucimar Hamsi.

Durante todo o ano, a Sesa realiza ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de agravos, sendo foco principal da Atenção Primária promover a conscientização de qualidade de vida, assim como difundir informações sobre cuidados à saúde do homem para a diminuição de possíveis complicações e uma vida melhor. 

A Atenção Primária da Secretaria da Saúde prima também pelo incentivo aos municípios na implantação de políticas voltadas para toda a família, principalmente no fortalecimento de ações nas Unidades Básicas de Saúde em relação aos cuidados dos homens com idade acima de 29 anos.

Câncer de próstata:

No Espírito Santo, de janeiro a outubro de 2022, foram diagnosticados 465 casos de neoplasia maligna de próstata; realizadas 1.451 biópsias de próstata; 3.752 ultrassonografias de próstata (via abdominal) e 1.503 ultrassonografias de próstata (via transretal). Já durante todo o ano de 2021, foram diagnosticados 859 casos de câncer de próstata.

Foram realizadas 1.164 biópsias de próstata, 4.855 ultrassonografias de próstata (via abdominal) e 1.159 ultrassonografias de próstata (via transretal). Em relação ao número de óbitos por câncer de próstata, foram registrados no Estado, de janeiro até o dia 05 de outubro de 2022, 219 óbitos em relação à doença, e durante todo o ano de 2021, foram 335 casos registrados. 

Sintomas

No início, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Porém, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura e aumentando o risco de morte do homem. Os sintomas mais comuns que indicam a doença são:

- Vontade de urinar frequente, com dor ou ardor;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
- Impotência.

Fatores de risco

- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- Estilo de vida (alimentação, vícios);
- Sedentarismo;
- Obesidade.

Tratamento:

Assim como nos demais procedimentos de saúde, todo o processo de consulta, exames e tratamento do câncer de próstata tem início na Atenção Primária à Saúde (APS) e, nesse caso, a população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da região onde reside.   

O Espírito Santo conta com um estabelecimento de saúde habilitado, como o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e seis estabelecimentos de saúde habilitados, como a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para o tratamento do câncer de próstata:

Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) - instituição filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), classificada como Cacon;

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) – instituição filantrópica conveniada ao SUS, classificada como Unacon;

Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – instituição pública federal vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), classificada como Unacon;

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada a instituição de ensino (Emescam);

Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – instituição filantrópica conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada à instituição de ensino Univix;

Hospital Maternidade São José (HMSJ) – instituição filantrópica vinculada ao SUS, classificada como Unacon;

Hospital Rio Doce – instituição filantrópica vinculada ao SUS, classificada como Unacon.

Leia também:

Serra: sábado (29), tem jornada científica do câncer de mama
Sábado (29) é o último dia de campanha contra a pólio
Sábado (29) é dia de vacinação sem agendamento na Serra
País recebe vacinas da covid para crianças a partir de 6 meses
Serra vai abrir novas vagas para agendamento de consultas
HEC realiza Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral
Outubro Rosa: Paneleiras participam de uma ação pela vida
Serra abre hoje (27) novas vagas para vacina contra Covid-19 
Agentes de saúde é fundamental no combate ao Aedes aegypti
Gripe se aproxima da Covid como principal causa de SRAG
Nutricionistas da Seme é destaque na Mostra de Experiências
Covid: Brasil registra 7,7 mil casos e 197 mortes em 24 horas

TAGS:
SESA | CÂNCER DE PRÓSTATA | CAMPANHA | NOVEMBRO AZUL | PREVENÇÃO