CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Capixabas lançam tecnologia que possibilita a captação de energia solar.

E a inovação criada pela Bitcast, incubada na TecVitória com sede na capital capixaba.

Em 07/08/2015 Referência JCC

Imagine poder recarregar a bateria do seu smartphone ou tablet diretamente no ponto de ônibus enquanto espera pela sua linha? A novidade é o mais recente projeto desenvolvido da Bitcast, empresa capixaba de tecnologia que tem como foco promover o uso da energia solar como forma alternativa de alimentar seus produtos.

O novo sistema utiliza painéis fotovoltaicos, captando a energia solar que é armazenada e convertida para alimentar luminárias LED e conectores USB, permitindo carregamento desses aparelhos, além de incremento da iluminação local com energia gratuita e sustentável. De acordo com o sócio da Bitcast, o engenheiro Vitor Lima, cada módulo é capaz de gerar até 250 Watts de potência. “Ele também faz armazenamento da energia para possibilitar o uso durante a noite”, completa.

E a inovação criada pela Bitcast, incubada na TecVitória com sede na capital capixaba, é adaptável não só para abrigos de pontos de ônibus, mas para diversos outros aparelhos públicos. Ela pode ser utilizada nas coberturas em parques, praças, orlas e outras áreas turísticas oferecendo, além de abrigo, energia limpa. Empresas, instituições e faculdades também podem instalar a novidade para proporcionar mais benefícios, como conforto e segurança, aos seus usuários.

Além disso, a tecnologia tem sido considerada também uma forma de aliar sustentabilidade com a crescente demanda do brasileiro por estar sempre conectado. “A pessoa pode recarregar seu celular enquanto espera o ônibus, lê um livro em um parque ou apenas para um momento de descanso de um passeio", explica.

A tecnologia está em teste com dois protótipos instalados na Faculdade UCL, na Serra. O produto aguarda o resultado para ser finalizado e a intenção da Bitcast é tornar a adaptação acessível para quem decidir apostar na inovação.

Por Mile4