SAÚDE

Caps realiza Dia de vivência sobre saúde mental, em Linhares

Em comemoração ao “Janeiro Branco”,Caps realiza Dia de vivência sobre saúde mental terça

Em 16/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

A programação vai acontecer nas próprias dependências do Caps II, na Rua Augusto Pestana, 1.143, no centro de Linhares.

Em comemoração ao “Janeiro Branco”, mês que promove a reflexão e a renovação de ações em alerta sobre os cuidados com a saúde mental da população, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), órgão da Secretaria de Saúde de Linhares, realiza um “Dia de Vivência, na próxima terça-feira, dia 17.

A programação vai acontecer nas próprias dependências do Caps II, na Rua Augusto Pestana, 1.143, no centro de Linhares. O evento é voltado aos próprios pacientes do centro de atenção psicossocial.

Às 9 da manhã, será feito o acolhimento aos pacientes. Em seguida, às 9h30, começa a roda de conversa de forma lúdica (mediação de forma teatral), com a equipe técnica do Caps. Logo depois, às 10h20, tem o momento da vivência corporal. As atividades se encerram às 10h30 com um café da manhã e convivência com os pacientes.

A campanha Janeiro Branco, em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”. O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o novo ano. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.

Cuidados

Não existe uma forma única de adoecimento mental nos cidadãos. Por isso, para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, se hidratar, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar, estar em companhia de pessoas otimistas e que te faça sentir bem.

Comportamento autodepreciativo, como insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; mudanças repentinas de humor, como irritabilidade e tristeza; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração, entre outros, podem ser considerados como um alerta para a saúde mental.

É muito importante que as pessoas que apresentam e percebam os sintomas não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde. Nesse caso, deve-se buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde da região onde se reside, a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família, além dos encaminhamentos, quando necessário, para o atendimento especializado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). (Ascom/PML)

Leia também:

Fiocruz alerta possível aumento de nova linhagem do coronavírus
Sábado (14) tem vacinação sem agendamento em Vitória
Cachoeiro: contra a hanseníase, US reforçam conscientização
Saiba quais são os tipos de acne e os principais tratamentos
Vila Velha: agendamento on-line para vacinação nesta sexta 
Lote de 754 mil doses da Coronavac vai reforçar vacinação
Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (12)
> ​Sábado (14) com vacinação por livre demanda em Vila Velha
“Janeiro Roxo”: Saúde alerta sobre diagnóstico da hanseníase
Inca prevê 44 mil casos novos de câncer colorretal no Brasil por ano

TAGS:
CAPS | LINHARES | SAÚDE MENTAL | JANEIRO BRANCO | PROGRAMAÇÃO