AGRICULTURA

Cariacica inicia projeto de plantio experimental de morango

Secretaria de Agricultura inicia projeto de plantio experimental de morango na zona rural.

Em 09/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMC

A engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura e Pesca Rosa Castro explica que a fruta se adapta melhor em clima com temperatura amena, com temperatura média de 26°C, e altitude acima de 500 metros.

Uma das frutas mais tradicionais do mundo, o morango, em breve poderá ser cultivado e colhido em Cariacica. É que um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está fazendo o plantio experimental de observação do cultivo da fruta no município.

O plantio foi feito nas regiões de Pau Amarelo e Boqueirão dos Thomas, zona rural de Cariacica, e é feito sob orientação técnica a fim de obter informações sobre o comportamento da cultura e a viabilidade econômica da produção em Cariacica, promovendo assim uma maior diversificação da produção agrícola familiar.

“Esse projeto tem o objetivo tornar as propriedades rurais mais produtivas, objetificando a geração de emprego e renda, através da venda de morangos e seus subprodutos, como polpa de fruta, geleia, fruta congelada, entre outros”, pontua o secretário de Agricultura e Pesca Nilson Teixeira.

O secretário explica que por meio do projeto será possível avaliar a possibilidade de plantio comercial de morango para atender as demandas do comércio.

“ A produção de morangos no Brasil cresce a cada ano, gerando diversos empregos no campo. Com o uso de tecnologias apropriadas, manejo cultural adequado e gestão eficiente, é possível realizar a produção de morangos o ano todo, tornando-se um bom negócio para o produtor e sua família”, destaca.

A engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura e Pesca Rosa Castro explica que a fruta se adapta melhor em clima com temperatura amena, com temperatura média de 26°C, e altitude acima de 500 metros.

“ As regiões em que o projeto está sendo feito são ideais para o seu desenvolvido. Em um prazo de 60 a 80 dias acredito que os primeiros frutos já terão nascido e poderemos ter um diagnóstico da efetividade do plantio”, explicou. (Semco/PMC)

Leia também: 

Especialista alerta para erros cometidos na colheita de café
Mulheres fazem sucesso com produtos à base de banana
Brasil deve elevar produção de açúcar com "mix" máximo em 23/24
Viana inaugura importante equipamento para Peróbas
Setor agrícola do Brasil pede R$1,5 bilhão de crédito à Fazenda
Pará confirma caso de vaca louca no interior do estado
Idaf: Espírito Santo está em alerta contra Influenza Aviária
Transporte é ponto desafiador no bem-estar dos bovinos
Vacinação contra febre aftosa é prorrogada outra vez no ES
Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada

TAGS:
CARIACICA | PROJETO | MORANGO | ZONA RURAL | PLANTIO