SAÚDE

Cariacica orienta mães, em casa, sobre a amamentação

A Secretaria de Saúde de Cariacica orienta as mães sobre amamentação de recém-nascido.

Em 16/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay/PMC

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) possui 30 UBS e em todas elas há equipes capacitadas para orientar as mães quanto à amamentação.

E só chegar à casa do casal Mayza e Carlos Biondi para ver que a alegria está tomando conta da família depois da chegada do filho Yan, nascido no final do mês de fevereiro. O bebê dorme tranquilamente depois de ser bem alimentado com o leite da mamãe.

A chegada do neném foi muito comemorada pela família, e ele é um recém-nascido bem tranquilo. Mas a contadora Maysa precisou de uma ajuda extra e orientações para conseguir amamentar o filho.

E ela conseguiu esse apoio com o trabalho de incentivo ao aleitamento materno da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itapemirim. A UBS possui uma equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) e recebeu a oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde.

Orientação

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) possui 30 UBS e em todas elas há equipes capacitadas para orientar as mães quanto à amamentação. Todos os profissionais das equipes de Atenção Básica à Saúde estão capacitados para orientar sobre o aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido.

Maysa conta que teve dúvidas logo após o parto de Yan, mas pediu ajuda à agente comunitária de saúde Eidinaura Souza Vieira Viana, que trabalha na região onde ela mora, que acionou toda a equipe.

“Agora já está tudo correndo bem, e o Yan até engordou”, diz a mamãe, orgulhosa.

A agente de saúde Eidinaura detalha que faz visitas nas residências dos moradores, recebe pedidos de orientação e também faz a busca ativa de puérperas (mulheres que tiveram seus bebês há até 45 dias) que estejam precisando receber ajuda.

As equipes, então, fazem a orientação, tanto na própria UBS quanto na casa da moradora. As mães aprendem a como posicionar o bebê na mama, recebem dicas de ingestão de água, de alimentação e autocuidado, além de informações sobre a vacinação e teste do pezinho.

Cuidados desde antes do parto

De forma geral, nas UBS o atendimento às mulheres acontece bem antes do momento da amamentação. A nutricionista Mirian Ramalho Possato, que é tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no município e atua na UBS de Itapemirim, informa que as pacientes passam por consultas pré-natais, recebem orientações gerais e participam de ações educativas e são informadas sobre o aleitamento materno e a introdução alimentar adequada e saudável durante este período. (Semco/PMC)

Leia também:

Serra abre nesta quinta (16) novas vagas para vacinação
Saúde reforça ações contra mosquito da dengue em Linhares
PMVV realiza vacinação sem agendamento no fim de semana
Vitória abre mais 2.130 vagas para vacinação contra Covid-19
São Mateus intensifica as ações de saúde neste mês de março
Começam as oficinas de saúde e tecnologia para idosos
Epidemia: testes para detectar dengue continuam em Linhares
Internações por câncer de intestino batem recorde no país
Venda nas farmácias de produtos à base de cannabis cresce 342,3%
Vila Velha inicia o programa Oficina da Memória para idosos
Mais 32 médicos são nomeados para atuarem em Vitória

TAGS:
CARIACICA | MÃES | RECÉM-NASCIDO | AMAMENTAÇÃO | SEMUS