CIDADE

Cariacica: Parque da Biquinha é inaugurado para moradores

Parque da Biquinha, em Jardim América, é inaugurado para todos moradores de Cariacica

Em 26/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay/PMC

A construção do espaço foi realizada com recursos do Governo do Estado e foi executada pela Secretaria Municipal de Obras de Cariacica (Semob).

Após 15 anos de muita espera pelos moradores, reuniões, intervenções, obras e modificações, o Parque Delegado Oswaldo Viola, mais conhecido como Parque da Biquinha, em Jardim América, saiu do papel e agora é uma realidade. A inauguração do espaço aconteceu neste sábado (24).

O parque, que fica na rua Ottawa, é aberto ao público de todos os lugares e funciona todos os dias, das 6h às 22 horas. É o mais novo espaço ambiental de lazer e bem-estar. Um patrimônio de Cariacica.

A construção do espaço foi realizada com recursos do Governo do Estado e foi executada pela Secretaria Municipal de Obras de Cariacica (Semob). Para o parque se tornar uma realidade, servidores da Semob e apenados ao sistema penitenciário do Espírito Santo atuaram nas obras. 

"Quero cumprimentar minha mãe, dona Augusta, que está aqui. Foi aqui que meus pais escolheram viver nos anos 50. Aqui eu nasci, cresci, estudei, me formei, me casei e passei os meus melhores dias. Aqui era um lugar abandonado e honramos o compromisso que assumimos com os cidadãos de Cariacica e com os integrantes da Comissão de Moradores do Parque da Biquinha. E sempre conto com o apoio do Governo do Estado. Minha gratidão em entregar esse parque maravilhoso é muito grande", disse o prefeito Euclério Sampaio.

O prefeito também citou o delegado Oswaldo Viola, que dá nome ao parque, e a esposa dele, Margarida, que esteve presente na inauguração.

"Oswaldo era meu colega de Polícia Civil. Um grande delegado. Tenho certeza que ele está muito feliz com a homenagem", comentou.

Obras

Euclério também destacou as demais obras em Jardim América e em Cariacica.

"A Avenida América já saiu do papel, bem como a Escola Civico-Militar Professor Cerqueira Lima e a reforma da Unidade de Saúde. Também urbanizamos toda a parte alta do bairro. Vem aí o Mercado Municipal de Itacibá, as passagens de nível na avenida Mário Gurgel e estamos trabalhando para construir o Parque do Mochuara para gerar mais emprego, renda e turismo para as 14 regiões da nossa cidade", enfatizou o prefeito de Cariacica.

"Essa obra do Parque da Biquinha foi de muita batalha e de muita alegria. Remodelamos o projeto e colocamos a cascata e as lagoas. Aqui é um local todo voltado para a família. É um espaço que tenho uma honra muito grande em entregar à população", afirmou Weverton Moraes, Secretário de Obras.

O secretário também destacou a participação da engenheira responsável pelo Parque da Biquinha, Larissa Tesch Valentim, do secretário de Serviços Marcos Aranda, da secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente Luciana Tibério e de toda a equipe da Semob, que esteve empenhada na execução do parque.

Parque

O nome "Biquinha" faz referência a uma nascente que há na região que deságua nas lagoas do local.

O Parque da Biquinha conta com mirante, playground, brinquedos acessíveis, lagoas, internet grátis, anfiteatro, ciclovia, academia, posto da Polícia Militar e Guarda Municipal, arquibancada, 40 espécies de árvores, viveiro de orquídeas, iluminação em LED, além do monumento "Memorial da Saudade", que homenageia as vítimas da Covid-19.

É um ótimo local para contemplação e para fazer fotos. Em breve, o espaço contará com um anexo para eventos, área gourmet e uma escada de ligação com a Escola Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima, que fica ao lado, para atividades escolares.

Diversão

Para animar a festa, o evento contou com a presença da Trupe Ratimbum Produções, que fez a alegria da criançada com apresentação de palhaços e malabaristas. Também teve distribuição de pipoca e algodão-doce. Elas também brincaram muito no playground, nos tobogãs e no pula-pula. Também teve apresentação da banda do projeto Tocando em Frente, formada por apenados, que cantou diversos sucessos populares.

Conquista

Morador do bairro, o líder comunitário e subsecretário de Assistência Social Marcelo David comemorou a conquista.

"Jardim América está em festa. Eu tenho 37 anos de liderança e é uma honra e uma emoção muito grande estar aqui", disse ele.

"O Governo do Estado é um grande parceiro da Prefeitura de Cariacica. Desfrutem à vontade porque o Parque da Biquinha está muito bonito", afirmou o subsecretário da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, José Luiz Campos.

Homenagem

O filho de Oswaldo Viola, Marcelo Viola, que estava com a mãe, Margarida Viola, citou o pai e agradeceu a homenagem. 

"Quando meu pai veio para cá, ele queria fazer de Jardim América um local melhor para todos e fazer uma grande família, além de um bairro. Foi um homem guerreiro, honesto, trabalhador e que soube criar seus filhos. Toda a família está orgulhosa", declarou.

Oswaldo Viola foi morador de Jardim América por muitos anos. Foi vereador da cidade, delegado, esportista e um entusiasta de Cariacica. Faleceu em 2013.

Idealização

Para ser construído, o Parque da Biquinha teve duas comissões. Flávio Reis Meireles, um dos membros, conta um pouco sobre a trajetória da idealização do parque.

"É uma honra poder participar desse momento. Resolvemos formar comissões com os moradores para começar a revitalizar a área da nascente. A gente precisava arrumar algum jeito para salvá-la. Passaram-se os anos e o então deputado Euclério Sampaio nos atendeu várias vezes. E agora a Prefeitura nos deu muito apoio para o parque se tornar uma realidade", relatou Flávio.

Outro participante da comissão era José Alberto da Cruz Belo. Ele agradeceu pela obra e afirmou que o parque será referência estadual.

"A comunidade sonhou e hoje é realidade. Hoje contamos com muitas melhorias em nosso bairro. O Parque da Biquinha, desde o começo da construção, é uma obra de referência para o Estado. Vai trazer qualidade de vida para todos", salientou Alberto. (Semco/PMC)

Leia também:

Prefeitura doa área para sede da 13ª subseção OAB Aracruz
PMVV: Servidores participam de palestra sobre saúde mental
Vitória: Mergulhão na Reta da Penha vai garantir trânsito livre
Vitória instala 14 nobreaks e já conta com 52 equipamentos
Aracruz e Viana discutem plano de regularização fundiária
24 bairros receberão novos pontos de iluminação na Serra
Defesa Civil realiza curso de capacitação para arquitetos
> ​Morada da Barra é contemplada com construção de Praça
Vila Velha: Começa visita aos lotes do leilão da Prefeitura
Nova Venécia recebe caminhões e escavadeira hidráulica

TAGS:
CARIACICA | MORADORES | PARQUE DA BIQUINHA | DIVERSÃO | INAUGURAÇÃO