EDUCAÇÃO

Cariacica terá um dos melhores salários de professores do ES

Seme anuncia o Novo Plano de Cargos e Salários dos professores que atuam no município

Em 29/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Claudio Postay/PMC

A cidade de Cariacica passa a ser referência nacional em carreira, pois a dispersão salarial (do ingresso até a aposentadoria no nível mais elevado) será de 215%.

Cariacica conta com uma educação que evolui cada dia mais. E para incentivar e valorizar o corpo docente da cidade, a Secretaria de Educação (Seme)  anuncia o Novo Plano de Cargos e Salários dos professores que atuam no município, que passarão a contar com o melhor plano de carreira da região metropolitana do Espírito Santo.

"Foram meses de muitas discussões, análises de números e indicadores financeiros. E assim foi possível finalizar a nova estrutura dos cargos e salários do magistério público municipal. A proposta será remetida à Câmara Municipal e passará a valer após sua aprovação. Posso dizer que essa é o melhor e mais avançado plano do Espírito Santo", ressaltou o prefeito Euclério Sampaio.

Com as alterações, o município passará a ter uma carreira moderna com cumprimento de piso nacional e de hora/atividade. A cidade de Cariacica passa a ser referência nacional em carreira, pois a dispersão salarial (do ingresso até a aposentadoria no nível mais elevado) será de 215%.

O secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins, destaca que esse é um momento histórico na educação do município.

"Essa proposta fará com que Cariacica tenha os melhores vencimentos de uma rede pública da rede metropolitana. Adequamos em 100% o piso nacional. Há muito tempo não tínhamos uma movimentação como essa na Educação. O último plano de carreira foi feito em 2006."

Para o secretário, o principal objetivo do Novo Plano de Cargos e Salários é fortalecer o magistério municipal.

"Essa gestão nos dá a condição de buscar inovação e melhorias para alunos e professores. Esse novo plano é para reforçar a importância dos professores e nosso compromisso com os profissionais. Criamos esse plano para que os educadores criem raízes e fortaleçam suas carreiras aqui em Cariacica."

As propostas

As principais alterações na nova tabela salarial são as seguintes: 

  • Os concursos públicos serão realizados para o nível superior, uma vez que o nível médio (antigo magistério) entrará em extinção. Entretanto, será assegurado o direito de migrar para a carreira em vigor quando o professor que atualmente está com nível médio concluir Pedagogia ou Licenciatura. E isso será realizado na mesma referência em que ele estiver enquadrado.
  • O Crescimento salarial ocorrerá por nível de formação (vertical) e por merecimento (horizontal).
  • Por nivel de formação, obedecerá os seguintes padrões: do superior para a especialização, aumento de 9%; da especialização para o mestrado, 18%; e do mestrado para o doutorado, 36%. 
  • Por merecimento haverá o crescimento salarial de 4% a cada dois anos se o professor atingir o patamar mínimo de 70% na avaliação e se participar da formação continuada. (Semco/PMC)

Leia também:

Projeto com estudantes discute história e cultura indígena
Estudantes vão às ruas em caminhada pela paz em Linhares
Aulões do Pré-Enem beneficiam estudantes da Rede Estadual
As inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (28)
Cachoeiro abre vagas de cursos on-line na área da educação
Viana vai abrir inscrição para bolsas de estudo em faculdades
Educação: Projeto Cactus já reúne 160 estudantes de Aracruz
> 3.949 estudantes disputaram as bolsas do Nossa Bolsa
Tablets com internet são estregues a estudantes de Vitória
Teatro: alunos de Vila Velha têm aula de Educação Ambiental
Escolas promovem um intercambio das disciplinas Eletivas

TAGS:
CARIACICA | SEME | PROFESSORES | SALÁRIO | CARREIRA