SAÚDE

Carnaval: Saúde de Vitória fará ação de prevenção às IST

Semus fará uma ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis para o Carnaval

Em 09/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Semus

Os cidadãos que passarem pelo local, terão à disposição equipes que oferecem orientações e esclarecimentos, além da distribuição de kits com preservativos e material educativo.

Com a chegada dos desfiles das Escolas de Samba, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis para o Carnaval de Vitória, que acontece no Sambão do Povo, neste final de semana.

"Vamos distribuir preservativos e orientar sobre a importância do sexo seguro para quem for prestigiar os desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo. A estimativa é de que, aproximadamente, 20 mil preservativos (femininos e masculinos) sejam distribuídos no sábado (11 de fevereiro). É importante que a população não se descuide e, caso ocorra relação sexual desprotegida, procurem o Centro de Referência ou uma Unidade de Saúde para as medidas de proteção, porque, além do HIV, existem outras infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, reforçamos a importância da orientação, prevenção e também o diagnóstico precoce. Lembrando que a rede municipal de Saúde oferece tratamento", disse a diretora do Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Martha Machado.

Os cidadãos que passarem pelo local, terão à disposição equipes que oferecem orientações e esclarecimentos, além da distribuição de kits com preservativos e material educativo.

Centro de Referência

O Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis atende cerca de 2.300 pessoas vivendo com HIV, com consultas, medicamentos, exames e orientações. O Centro de Referência também realiza Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP Sexual e Ocupacional) e Pré-Exposição Sexual (PREP Sexual) com o objetivo de prevenir a infecção porHIV.

O serviço fica localizado na rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso (primeiro andar sobre a Unidade de Saúde Vitória).

Prevenção

As unidades de saúde disponibilizam gratuitamente preservativos e realizam testes rápidos para diagnóstico do HIV/Aids, da sífilis e das hepatites virais B e C, além de orientar sobre prevenção e sobre o tratamento adequado para cada infecção. (Secom/PMV)

Leia também:

Covid-19: Testagem rápida de segunda à sexta-feira na Serra
Inscrições abertas para Grupo de tratamento do Tabagismo
> ​Dose de reforço da Covid é liberada para crianças de 3 anos
Linhares inicia aplicação de medicamento Palivizumabe
Prefeitura de Aracruz otimiza aplicação da vacina de BCG
Setor de diagnóstico por imagem do HEVV com recepção digital
"Vacina é direito da criança", diz Nísia sobre o Bolsa Família
Filas de cirurgias precisam ser monitoradas pelo SUS
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (06)
Brasil alcança 546 mil médicos mas sofre com desigualdade
7 dicas para proteger os joelhos durante as corridas de rua

TAGS:
VITÓRIA | SEMUS | CARNAVAL | IST | PREVENÇÃO | AÇÃO