VIAGENS & TURISMO

Carnaval tranquilo: Opções para aproveitar o feriado no ES

Setur preparou opções para aproveitar o feriado de Carnaval no Estado longe da agitação

Em 15/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Para aqueles que amam uma boa aventura, o interior do Estado oferece diversas opções para prática de mais variadas atividades, especialmente esportes radicais.

O feriado de Carnaval, que em 2023 ocorre entre os dias 18 e 22 de fevereiro, é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam colocar o pé na estrada e descansar um pouco da rotina diária de trabalho. Entretanto, também é comum da época diversos blocos e festividades pelas ruas das cidades, especialmente as costeiras, o que acaba trazendo transtornos para pessoas que apenas desejam curtir as belezas locais com paz e tranquilidade.

Pensando nisso, a Secretaria de Turismo (Setur) organizou uma lista com opções de roteiros no Estado para aqueles que desejam aproveitar ao máximo os quatro dias de feriado, apreciando as belezas do Espírito Santo, mas longe da agitação das festividades dessa época do ano.

Aventura

Para aqueles que amam uma boa aventura, o interior do Estado oferece diversas opções para prática de mais variadas atividades, especialmente esportes radicais. Algumas das opções são as práticas de voo livre, rafting e trilhas na natureza.

Para os praticantes de voo livre, contamos com diversas rampas que proporcionam a prática do esporte aliada a belas paisagens, com destaque para os espaços  localizadas nos municípios de Pancas e Baixo Guandu.

Já para os amantes de rafting, o Rio Itabapoana, que corta o município de Bom Jesus do Norte, e o rio Jucu, na altura do município de Domingos Martins, são perfeitos para a prática desse esporte, proporcionando uma experiência cheia de adrenalina combinada a paisagens deslumbrantes.

Quando o assunto são trilhas em meio a natureza, o destaque fica para a subida ao Pico da Bandeira no Parque Nacional do Caparaó, terceira maior montanha do Brasil e um dos poucos pontos do estado que no inverno alcança temperaturas negativas.

Para evitar acidentes ao praticar esportes de aventura, é importante que no local tenha um guia ou um instrutor cadastrado no Cadastur para que a diversão seja feita com toda a segurança e qualidade possível.

Gastronomia

E quem não gosta de uma comida deliciosa? O Espírito Santo é rico quando o assunto é diversidade gastronômica, produto da influência de diversos povos que construíram a cultura e população capixaba.

Para aqueles que desejam experimentar um pouquinho da culinária europeia, especialmente a alemã e a italiana, o Circuito Turístico Três Santas, que corresponde aos municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, o Circuito Caravaggio de Santa Teresa e a Rota dos Lagos de Venda Nova do Imigrante é destino certo para experimentar deliciosos pratos e iguarias únicas da região, como o Socol de Venda Nova do Imigrante .

Para os amantes de um bom café, o que não falta no Espírito Santo são bons locais para a apreciação dessa que é a segunda bebida mais consumida no país. O destaque fica para o município de Brejetuba, conhecido como Capital Nacional do Café devido à produção de um dos melhores Cafés Arábicas do Brasil.

Outra opção Gastronômica é o Circuito Caminho dos Tropeiros no município de Ibatiba, situado na divisa com o Estado de Minas Gerais, que traz consigo o melhor da culinária tropeira no Espírito Santo.

Natureza

Dotado de uma natureza esplêndida, o Espírito Santo possui diversas opções para quem deseja aproveitar ao máximo a sua biodiversidade. Uma ótima opção de passeio são os parques estaduais, como o do Caparaó e o de Forno Grande em Castelo, que além de oferecerem contato direto com a natureza, apresentam toda estrutura necessária para uma experiência tranquila e o mais segura possível. Outra opção de roteiro são as Reservas Ambientais, que concentram uma biodiversidade de Mata Atlântica única, como por exemplo a Reserva Águia Branca, ótima para observação de aves e único reduto da Saíra-Apunhala (Nemosia rourei), uma das aves mais raras do mundo.

Lazer

Opções de lazer não faltam no Espírito Santo para quem deseja curtir o feriado prolongado longe da movimentação do Carnaval.  É possível visitar cachoeiras, como a Véu de Noiva e a Moxafongo em Santa Leopoldina, belas lagoas, como a Jesuína em Rio Bananal e museus, como o Mello Leitão em Santa Teresa. Além disso, vários meios de hospedagem do Estado, oferecem uma estrutura completa que proporciona diversão e lazer com segurança para toda a família.

Para mais informações sobre destinos, a Setur disponibiliza em seu site promocional E-books, contatos e informações que podem lhe auxiliar na escolha do seu próximo roteiro de viagem no Estado. Acesse: https://descubraoespiritosanto.es.gov.br/. (As informações são da Setur) 

Leia também:

Atividades turísticas crescem 4,1% em dezembro, diz IBGE
Nova Almeida: Balneário na Serra recebe decks revitalizados
Roteiro das Cervejarias é atrativo para turismo das montanhas
Brasil cai uma posição em ranking de passaportes mais valiosos
Espaços culturais são opções para passeios no Espírito Santo
Cachoeiro receberá novo roteiro turístico autoguiado
Setor hoteleiro estima ocupação próxima de 100% no Réveillon
Roteiro turístico estadual será lançado nesta terça em Viana
Turismo capixaba se destaca pela criação de novos empregos
Município de Viana fará parte de roteiro turístico estadual
Turismo brasileiro fatura R$ 17,6 bilhões no mês de agosto

TAGS:
CARNAVAL | APROVEITAR | ES | SETUR | TRANQUILO