NEGÓCIOS

Carvão atinge máxima com temores sobre oferta na China

O carvão metalúrgico mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian, subiu até 7,7%.

Em 23/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Minério de ferro - porto de Dalian/Reuters

O carvão metalúrgico e sua forma processada –o coque– representam os maiores ganhos neste ano no complexo de metais ferrosos da China.

Os contratos futuros de carvão metalúrgico da China dispararam para uma máxima de duas semanas com o ressurgimento das preocupações com a oferta, elevando os preços da importante matéria-prima da siderurgia.

O carvão metalúrgico mais negociado de janeiro na Bolsa de Commodities de Dalian, na China, subiu até 7,7%, para 3.044 iuanes (470,62 dólares) a tonelada, seu maior valor desde 10 de setembro. O coque avançou 4,1%, para 3.482 iuanes por tonelada.

O carvão metalúrgico e sua forma processada –o coque– representam os maiores ganhos neste ano no complexo de metais ferrosos da China.

O carvão metalúrgico de Dalian subiu mais de 80% este ano, conforme a maior produtora de aço, a China, sofre com a oferta restrita após a proibição do carvão australiano, interrupções nos embarques da Mongólia e fraca produção doméstica devido às restrições de segurança da mina.

“A indústria de coque em Shandong, Shanxi e partes de Hebei está afetada por fatores como proteção ambiental e restrições de produção”, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota, referindo-se às principais províncias produtoras de aço da China.

Os contratos futuros do minério de ferro chinês ampliaram os ganhos, após algumas notícias positivas sobre o grupo chinês Evergrande.

O minério de ferro de Dalian em janeiro fechou em alta de 3,9%, a 667 iuanes por tonelada, depois de atingir 685,50 iuanes, o mais alto desde 16 de setembro. O contrato de outubro da Bolsa de Cingapura caiu 1,3%, para 106,35 dólares a tonelada.

O vergalhão subiu 1,3% na Bolsa de Futuros de Xangai, enquanto a bobina laminada a quente caiu 0,8%. O aço inoxidável avançou 1%. (Por Enrico Dela Cruz - Reuters) 

Leia também:

Portocel faz operação inédita de embarque de bobinas de papel
Programa da ArcelorMittal oferece curso para construção civil
Vale anuncia distribuição de dividendos de R$ 40,2 bilhões
Aço inoxidável atinge alta recorde na China com baixa oferta
Contratos futuros do minério de ferro despencam na China
ArcelorMittal inaugura estação para dessalinizar água do mar
Vale revisa previsão produtiva de minério de ferro para 2022
Recorde: Preço da tonelada do alumínio alcança US$ 3.000
Compra da Holcim põe CSN na briga pelo 2º lugar do ranking
Holcim vende negócios de cimento no Brasil para a CSN
Minério de ferro tem 2ª perda semanal com colapso da demanda

TAGS: 
CARVÃO | VEGETAL | COMMODITIES | EMBARQUE | OPERAÇÃO | CHINA | PRODUÇÃO