CULTURA

Casa da Juventude exibe o filme Insurreição de Queimado

O dia 19 de março de 1849 é um dos mais significativos do calendário da cultura negra.

Em 13/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Thalles Waichert/PMV

O filme é uma produção capixaba que retrata a Insurreição de Queimados, local onde ocorreu a maior revolta levantada pelos negros escravizados do Estado do Espírito Santo. no município de Serra.

A Casa da Juventude, equipamento da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), promove, na próxima terça-feira (16|), o Cine Casa com a exibição do documentário “Insurreição de Queimado”.

O filme é uma produção capixaba que retrata a Insurreição de Queimados, local onde ocorreu a maior revolta levantada pelos negros escravizados do Estado do Espírito Santo. no município de Serra.

E como forma de valorização e empoderamento da cultura afro capixaba, os jovens que participarem do Cine Casa poderão ir na visita guiada ao monumento Chico Prego, a lagoa das Almas e as ruínas de Queimados, na sexta-feira (19), data que ocorreu a revolta. A saída está marcada para as 13 horas e está limitada a 10 participantes.

História

O dia 19 de março de 1849 é um dos mais significativos do calendário da cultura negra. Nesta data, aconteceu a Insurreição de Queimado. Pincipal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo, a Insurreição é resultado da construção de um processo político de conquistas e foi um marco na história da negritude capixaba.

Contam os pesquisadores que a revolta nasceu de uma promessa não concretizada de liberdade feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito do município de Serra.

Momumento

A estátua de Chico Prego. está em Serra-Sede. Foto: Reprodução/Guia Turistico e Comercial ES

A estátua de Chico Prego é uma homenagem ao líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravos ocorrida no ano de 1849. A estátua, com cerca de 3 metros de altura, está próxima ao local de enforcamento de Chico Prego. Foi construída na Praça Almirante Tamandaré, Serra-Sede, pelo artista Tute com recursos oriundos da lei de incentivo cultural de Serra.

Parceria

As atividades realizadas pela Casa da Juventude são uma iniciativa da Semcid, por meio da Coordenação de Políticas dos Direitos da Juventude, em parceria firmada por termo de colaboração do chamamento público com a Organização Bem Brasil - Instituto de Desenvolvimento Social. (Com informações da Secom/PMV)

TÓPICOS:

CULTURA   |   INSURREIÇÃO DE QUEIMADO   |   EDUCAÇÃO   |   CIDADE   |   ESPORTES   |  SAÚDE    |   ECONOMIA