CULTURA

Casa Porto abre inscrições para as oficina de desenhos

Ação tem por objetivo ensinar ao público o desenvolvimento de imagens por interferências

Em 07/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O curso será realizado no dia 18, na sede da Casa Porto, na Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico de Vitória, das 10 às 14 horas.

Em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas desde o final do último mês de abril, a exposição "Ato Falho" recebe mais uma atividade especial no próximo dia 18 de junho: a oficina "Processos Alternativos de Produção de Imagem".

A ação tem por objetivo ensinar ao público o desenvolvimento de imagens por interferências sobre folhas de papel fotográfico.

Quem orienta a atividade gratuita e indicada para maiores de 15 anos é o artista Marcelo Gandini.

"Em nosso curso, os participantes serão apresentados a algumas possibilidades criativas e receberão noções básicas sobre a história e os princípios da fotografia alternativa. Vamos discutir alguns aspectos da construção imagética tendo como ponto de partida fragmentos das diversas imagens impregnadas na memória (construção pela desconstrução)", explica Marcelo.

"Compreendendo o processo de criação não linear, os participante percebem a relação dos materiais, técnicas e seus desdobramentos, encarando o 'erro' como uma oportunidade do ato criador. Propomos uma reflexão sobre os modos e as possibilidades de abordagem da construção da imagem fotográfica", completa o artista.

As inscrições estão abertas desde esta segunda (6) e vão até o próximo dia 15. Para participar, basta acessar o formulário.

O curso será realizado no dia 18, na sede da Casa Porto, na Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico de Vitória, das 10 às 14 horas.

Com quatro horas de duração, a oficina será dividida em duas etapas: em um primeiro momento, serão apresentadas algumas possibilidades plásticas a partir de procedimentos fotográficos; na segunda parte, serão propostos aos participantes a produção de trabalhos práticos.

Exposição 

A oficina "Processos Alternativos de Produção de Imagem" faz parte de um conjunto de ações da exposição "Ato Falho", em cartaz na Casa Porto desde o último dia 28 de abril.

A mostra, que segue até o final do mês de julho, revela inúmeros estímulos e impressões que o cotidiano de viver na capital capixaba proporciona, além de refletir sobre os fenômenos originários do ambiente geográfico e paisagístico, como a Falha de Vitória, que é uma fissura na crosta terrestre que parte do meio do Oceano Atlântico e adentra na América do Sul.

A exibição é composta por obras de oito artistas plásticos capixabas, que veem o sujeito como possuidor de uma crosta habitual que lhe abafa e vem a ser rompida no embate entre a materialidade do local em que vive e do contexto cultural.

A exposição "Ato Falho" faz parte do edital 03/2019 (Ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas) e recebe incentivo do Fundo Municipal de Cultura.

A Casa Porto está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.

Serviço:
Oficina "Processos Alternativos de Produção de Imagem"
Quando: 18 de junho de 10 às 14 horas.
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 no Centro Histórico de Vitória.
Incrições: até 15 de junho via formulário on-line
Classificação Indicativa: 15 anos
Entrada Franca. (Secom/PMV)

Leia também:

Estudantes de Vitória são finalistas em festival de música
Crianças assinam seus desenhos em grafite, no sábado (04)
Festa de Caboclo Bernardo vai movimentar Vila de Regência
Vitória abre agendamento com 3.370 vagas para vacinação
Vila Velha inicia vacinação da dose de reforço em adolescentes
Cariacica abre agendamento para dose de reforço da vacina
As UBS de Vitória promovem ações de combate ao cigarro
Sesa alerta para os problemas da dependência do tabaco
Covid-19: Brasil tem 8.195 casos e 62 mortes em 24 horas
Ministério recomenda dose de reforço para adolescentes
Último dia de vacinação em shopping da Serra nesta sábado

TAGS:
VITÓRIA | AÇÃO | OFICINA | DESENHOS | CASA PORTO