SAÚDE

Casa Rosa: ação abordará saúde mental materna nesta sexta

Casa Rosa promoverá um dia de ações voltadas para os cuidados da saúde mental da mulher

Em 17/05/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Márcia Leal/PMCI

A partir das 7h30, acontecerá uma roda de conversa com o tema “Parto Humanizado” para que as gestantes possam entender como se dará esse momento tão importante.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O mês de maio é um período destinado aos cuidados com saúde mental materna, segundo a Organização Mundial da Saúde (2003). Atenta a este tema, Secretaria Municipal de Saúde (Semus) lança, em Cachoeiro, a campanha do Maior Furta-Cor.

>> Serra abre novas vagas para vacinação contra Gripe e Dengue

Nesta sexta-feira (17), a Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” (Casa Rosa) promoverá um dia de ações voltadas para os cuidados da saúde mental da mulher durante a gestação e o primeiro ano de vida do bebê.

A partir das 7h30, acontecerá uma roda de conversa com o tema “Parto Humanizado” para que as gestantes possam entender como se dará esse momento tão importante. Além disso, serão disponibilizados aconselhamentos com psicólogas, assistente social e nutricionista durante o horário de funcionamento da Unidade. 

A partir das 13h, uma palestra com a teóloga Luana Aguiar Machado, atuante como psicanalista e educadora parental, falará sobre a importância dos cuidados com a saúde mental em todas as fases da maternidade.

No ultimo mês de abril, a palestrante convidada conduziu uma capacitação com enfermeiros das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo foi capacitá-los para que se sintam confiantes ao acolher e abordar de forma atenta o tema com os pacientes da rede municipal de saúde.

“Toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto. Além de alteração física, a gestante também passa por uma mudança psicológica. Por isso, cuidar da saúde mental materna é um importantíssimo”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde.(Secom/PMCI)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Serra abre novas vagas para vacinação contra Gripe e Dengue
PMVV: Vacina da ​Moderna contra Covid será disponibilizada 
Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão
ES inicia serviço inédito de Oncologia em Oftalmologia
Hospital Rio Doce realiza o primeiro Simpósio de Enfermagem
Doadoras de leite humano recebem homenagem na Serra
Ministério da Saúde amplia recursos para Atenção Primária
Cariacica inicia vacinação contra Influenza em supermercados
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (13)
Vacinação contra gripe em Itapuã e Ilha das Flores nesta terça

TAGS:
CASA ROSA | AÇÃO | SAÚDE MENTAL | MULHER | CUIDADOS