POLÍTICA CAPIXABA

Casagrande autoriza a realização do 4º edital do Funsaf

A assinatura aconteceu durante o 1º Funsaf, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

Em 27/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

Renato Casagrande disse que o Fundo foi criado na sua gestão anterior, mas acabou sendo desativado no governo seguinte. Em 2019, o Funsaf foi reativado.

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na tarde de ontem (26), a autorização para o prosseguimento dos trâmites para realização do 4º edital do Fundo Social da Agricultura Familiar. A assinatura aconteceu durante o 1º Encontro Estadual do Fundo Social da Agricultura Familiar (Funsaf), realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

Durante o evento, promovido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foram relembradas as entregas feitas pelo primeiro e segundo edital do Funsaf e apresentadas as 54 instituições beneficiadas pelo terceiro edital, ainda vigente. Também foi exibido durante a cerimônia um vídeo feito por um dos beneficiados pela medida.

“Criamos esse Fundo em nossa gestão passada, mas acabou sendo desativado no governo seguinte. Em 2019, o Funsaf foi reativado por nós. Quando se pensa em desenvolvimento, é preciso olhar também para o apoio aos pequenos produtores, para que sobrevivam e possam gerar emprego, renda e riqueza. A agricultura familiar depende da presença dos entes públicos que dão orientação e subsídio às atividades. Nas minhas andanças pelo Estado, dá gosto de ver como a agricultura familiar está potencializada”, comentou o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, lembrou que, de forma democrática, o Funsaf possibilita acesso aos recursos financeiros para as associações, cooperativas e organizações de apoio à agricultura familiar do Espírito Santo.

“Por meio dele, as contratações de projetos ocorrem via editais públicos, dando mais transparência ao uso dos recursos públicos destinados às ações de fortalecimento dos arranjos produtivos da agricultura familiar", ressaltou.

Foram R$ 12.920.797,49 investidos nos selecionados, por meio dos editais do Funsaf até o momento. O fundo foi criado em 2014, para apoiar financeiramente os projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos agricultores capixabas.

“As cooperativas agrícolas são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio no Estado, ao contribuírem para a competitividade dos produtores rurais. O Funsaf tem atuado de forma a fortalecer este papel e dar oportunidade para que o homem do campo tenha o apoio para a compra de maquinário, melhorando, assim, as condições de trabalho e garantindo o aumento da produtividade. É o papel social do Bandes participar de iniciativas dessa natureza, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e a geração de renda no meio rural”, apontou Munir Abud de Oliveira, diretor-presidente do Bandes. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Nova Orla de Cariacica: prefeito e governador assinam OS
Governo lança novo Fundo Cidades com liberação de R$ 39 mi
Governo do Estado anuncia novos investimentos em Itaguaçu
Casagrande anuncia base do SAMU 192 em Conceição da Barra
Setades entrega cestas verdes para população de Santa Teresa
Casagrande anuncia novas obras em diversos municípios
Casagrande autoriza início de obras do Aeroporto de Linhares
Começa a concretagem do píer do aquaviário em Vila Velha
Governo do Espírito Santo lança Programa Cerco Inteligente
Governo do Estado lança 2ª edição do Programa Centelha no ES
Governador Casagrande autoriza obras em Marechal Floriano

TAGS:
GOVERNADOR | FUNSAF | BANDES | AUTORIZAÇÃO | EDITAL