EDUCAÇÃO

Casagrande autoriza reformas na Escola Laranjeiras em Serra

A Ordem de Serviço foi assinada hoje (19), e o investimento será de R$ 2.180.385,59.

Em 16/03/2020 Referência CCNEWS, redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom/ES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), vai realizar a reforma, ampliação e recuperação da estrutura metálica da quadra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Laranjeiras, em Serra. Também estão previstas melhorias que possibilitarão o aumento de 60 vagas na unidade de ensino. O investimento total é de R$ 2.180.385,59. A Ordem de Serviço foi assinada na manhã desta segunda-feira (19) pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Na solenidade, o governador Casagrande falou sobre as ações para a melhoria da estrutura da unidade escolar.

“A escola será totalmente reformulada. Em 2012, no nosso Governo passado, fizemos um investimento na escola, mas agora será uma obra estruturante. Teremos que conviver com obras durante as aulas, mas contamos com a paciência de todos”, disse.

Casagrande também destacou o desempenho dos alunos e da equipe da Escola Laranjeiras e os investimentos na educação no município da Serra.

“O Idebes da escola está excelente e queria parabenizar a todos. Para ter boa qualidade no ensino é necessária uma boa infraestrutura na escola, professores e servidores valorizados e motivados e também o envolvimento da família. Não existe outro caminho sem ser através da educação. Publicamos o edital da Aristóbulo Barbosa Leão, investimento na Chico Mendes, ou seja, estamos com muitos investimentos na educação da Serra", afirmou.

A intervenção contempla a retirada de duas salas de aulas provisórias, construídas em PVC; ampliação da edificação construindo no pavimento superior; três salas de aula; uma sala de leitura; sanitário masculino e feminino; sanitários para Pessoas Com Deficiência (PCD); nova escada e a implantação de um elevador para acessibilidade. No pavimento térreo, o projeto contempla a implantação de mais uma sala de aula; arquivo morto; depósito de material esportivo; sala de diretor; depósito de material didático; ampliação do refeitório e da cozinha, entre outros.

Outras intervenções são: substituição do telhado da edificação escolar, com a retirada da estrutura de madeira e as telhas de fibrocimento e instalação estrutura metálica e telha metálica; retirada de toldos e instalação de brise tipo colmeia; instalações hidrossanitárias; revisão, adequação e novas instalações elétricas e de lógica; manutenção geral da quadra esportiva com substituição das telhas, manutenção na estrutura metálica, do alambrado e dos acessos à quadra com a construção de nova rampa e novas escadas para atendimento à acessibilidade e ao Corpo de Bombeiros.

O secretário Vitor de Angelo explicou que que há pelo menos 40 anos a escola não recebe investimentos estruturantes.

“A escola espera por uma grande reforma há tempos. Essa obra vai mudar praticamente tudo: vai ampliar as salas de aula, a escola vai crescer 600 metros quadrados, terá uma atualização em uma série de espaços, como os administrativos. Então, o que virá dessa obra é uma escola totalmente nova. Para mim é uma alegria muito grande assinar uma Ordem de Serviço para uma obra que vocês acompanharão tanto a obra quanto a entrega dela. Então, vocês serão testemunhas do que outras pessoas que passaram por aqui não tiveram a oportunidade de ver, dessa linda escola em Laranjeiras Velha”, garantiu.

Atualmente, a escola tem 838,44 metros quadrados de área construída, somadas a 540,00 metros quadrados da quadra esportiva, totalizando 1.378,44 metros quadrados. Com a obra de Reforma e Ampliação, a escola passará a ter 1.983,41 metros quadrados de construção, implantada em um terreno com 2.102,62 metros quadrados. A área de projeção da escola passará para 1.301,14 metros quadrados, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 61,88%. A área de acréscimo de obra corresponde a 604,97 metros quadrados.

Também estiveram presentes na solenidade: a vice-governadora Jaqueline Morais; o deputado estadual Alexandre Xambinho; além de vereadores e lideranças locais. (Com informações das Assessorias de Comunicação do Governo do ES e da Sedu)