VIAGENS & TURISMO

Casagrande conhece o Turismo de Portugal, referência no mundo

O intuito é colocar o ES na rota dos grandes destinos turísticos do Brasil.

Em 08/11/2019 Referência JCC, Giovani Pagotto

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

No intuito de colocar o Espírito Santo na rota dos grandes destinos turísticos do Brasil, o governador Renato Casagrande iniciou o último dia de agendas oficiais em Portugal, nesta sexta-feira (8), reunido com o diretor de Gestão do Conhecimento do Turismo do país europeu, Sérgio Guerreiro.

O Turismo de Portugal é o órgão responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade turística, agregando em uma única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta até a procura. Casagrande aproveitou para conhecer a Escola de Hotelaria e Turismo, onde são realizados cursos na área.

“Queremos crescer no caminho do turismo e queremos conhecer um pouco do sucesso de Portugal. O país é referência no mundo, lidera vários órgãos mundiais de turismo e podemos criar parcerias para que possamos levar o sucesso português para o Espírito Santo. Já temos uma história comum entre os dois países e, quem sabe, podemos nos tornar um destino turístico para os portugueses”, comentou.

Após a reunião, um acordo de cooperação entre o Estado do Espírito Santo e o Turismo de Portugal deve ser formalizado. A entidade portuguesa e a Secretaria de Turismo (Setur) vão criar um grupo para elaborar os termos da parceria.

Referência mundial

O Turismo de Portugal foi reeleito recentemente para um terceiro mandato à frente da Presidência do Comitê de Turismo ​da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também recentemente reeleito para a Presidência do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT).

A comitiva capixaba é composta ainda pelos secretários de Estado do Governo, Tyago Hoffmann e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel; e pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello. Também participaram da visitas o deputado federal e membro da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Ted Conti e o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro.