POLÍTICA CAPIXABA

Casagrande homenageia o Diário Oficial pelos seus 131 anos

O govenador do Estado do ES, Renato Casagrande, ressaltou a importância do Diário Oficial.

Em 24/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Helio Filho-Secom/ES

“São 131 anos informando a sociedade e divulgando as medidas que a impactam diretamente", disse o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

No último domingo (23), o Diário Oficial do Espírito Santo completa 131 anos de existência. Mesmo sendo uma publicação centenária, ela não parou no tempo. Ao contrário, inovou e está disponível para os cidadãos em versão 100% on-line todos os dias da semana. Ao falar sobre a publicação, o govenador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou a importância do Diário Oficial como fonte de informação e transparência para a sociedade.

"São 131 anos informando a sociedade e divulgando as medidas que a impactam diretamente. Nesse momento de pandemia, o Diário Oficial se fortaleceu ainda mais, tornando-se uma fonte de informação para os meios de comunicação e para a sociedade, divulgando as medidas de combate ao Coronavírus. Um Estado que lidera em transparência, como o Espírito Santo, ter um Diário Oficial forte e organizado é fundamental”, destacou o governador.

O Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) é o órgão responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado. A diretora-presidente do DIO/ES, Madalena Santana, também falou sobre os 131 anos da publicação, que tem uma história de superação de muitos desafios.

“Parabenizo o Diário Oficial do ES pelos seus 131 anos de seriedade, competência, compromisso com a oficialização e a difusão dos atos oficiais. Presidir a autarquia nesse momento de pandemia nos remete a grandes desafios, entre eles, ser instrumento de oficializar atos em tempos de fake news”, disse.

A diretora-presidente do DIO/ES, Madalena Santana, fez questão de agradecer ainda aos servidores e aos clientes da instituição, além de destacar o orgulho de fazer parte dessa história.

“Agradeço a todos os servidores que passaram pela autarquia ao longo desses anos e aos que estão aqui até hoje. Vocês, com certeza, foram e são peças fundamentais para a construção de uma história que orgulha o povo capixaba. Elevo os agradecimentos também aos nossos clientes, que são a razão do nosso existir. Tenho muito orgulho de também ser parte deste patrimônio histórico de luta, persistência e perenidade”, pontuou.

História

Segundo Diário Oficial mais antigo do País, a publicação segue registrando em suas páginas a história do Espírito Santo por meio de decretos, leis, balanços patrimoniais e outras matérias oficiais.

Apesar do marco ser a circulação da primeira edição, essa história começou alguns meses antes, em 20 de fevereiro de 1890, quando o então governador, Affonso Claudio de Freitas Rosa, editou o Decreto nº 14, de criação do “Diário Official do Estado Federal do Espírito-Santo”. No início, a oficina tipográfica ficava no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. Mas, em 20 de novembro de 1939, o Diário quase foi extinto após um grande incêndio ocorrido no palácio.

Em 1948, no Governo de Carlos Fernando Monteiro Lindenberg, a Imprensa Oficial foi transferida para uma nova sede, na famosa Avenida Capixaba, atual Jerônimo Monteiro. A partir de 1971, a autarquia conquistou sede própria no bairro Bento Ferreira, em Vitória, onde o parque gráfico funcionou até o início de 2018. O fim das edições impressas havia ocorrido um pouco antes, pois em 1º de agosto de 2017 o Diário Oficial do Espírito Santo passou a ser veiculado apenas na internet.

No final de 2020, o DIO/ES passou por uma nova mudança de sede, desta vez para uma sala no RS Trade Tower, localizado na avenida Nossa Senhora da Penha, na Praia do Canto. Mais compacta, a nova sede proporcionou maior economia nos custos e mais dinamismo à equipe. A modernização trouxe a facilidade de acesso. Hoje é possível tanto fazer uma publicação via smartphones, tablets e outros dispositivos móveis quanto acessar a edição de qualquer lugar. Basta acessar o site www.dio.es.gov.br. As edições estão disponíveis para acesso a partir da meia-noite. (Com informações da Ascom/Governo do ES)

Leia também:

Casagrande anuncia R$ 150 milhões em obras em Vila Velha
Foi dada a largada para as obras do novo Trevo de Carapina
Estado anuncia obras entre Pontal do Ipiranga e Povoação
Central de Regulação do SAMU 192 é inaugurada em Serra
Vila Velha dá início ao programa Cidade Empreendedora
Casagrande visita terminal de veículos no Porto de Vitória
Governo anuncia as startups vencedoras do Programa Pitch Gov.ES
Casagrande entrega cestas básicas para grupo do samba
Rio Bananal realiza 1º concurso de qualidade de café conilon
Alfredo Chaves: Casagrande reinaugura Ponte Sagrada Família
Governo do Espírito Santo anuncia investimento em inovação

TAGS:
EMPREGO | PIB | ECONOMIA | PEQUENOS | PRODUÇÃO | INDUSTRIA | PRÉ-SAL | SELIC