POLÍTICA NACIONAL

Casagrande participa de reunião do Fórum dos Governadores

O encontro foi preparatório para a reunião dos chefes dos Executivos estaduais com Lula.

Em 26/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES

Na reunião de amanhã, com o presidente Lula, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, deverá abordar as demandas na área de infraestrutura e logística, como as obras de melhorias nas rodovias federais que cortam o Espírito Santo.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, no início da noite desta quinta-feira (26), da reunião do Fórum dos Governadores, em Brasília-DF. O encontro foi preparatório para a reunião dos chefes dos Executivos estaduais com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece na manhã desta sexta-feira (27), no Palácio do Planalto.

Participaram do encontro preparatório os representantes de todas unidades da Federação: 24 governadores e três vice-governadores. Eles discutiram os temas que o Fórum irá levar para a reunião com o presidente Lula. Além das prioridades de cada região do País, os governadores devem tratar sobre compensações e a recomposição da arrecadação dos estados.

Durante a agenda, Casagrande falou sobre a necessidade de medidas de ajuste por parte da União em decorrência das ações praticadas pelo Governo Federal no final da última gestão que impactaram a arrecadação dos estados.

“É fundamental neste momento, que estamos iniciando nossos mandatos, que a União faça os ajustes necessários das medidas irracionais tomadas no ano passado que resultaram, entre outras coisas, na perda de ICMS”, disse.

“Os governadores precisam deixar claro essa nossa preocupação com a recuperação das receitas dos estados. Estamos começando o ano com dificuldades e todos sabemos que este ano será difícil. Não podemos perder o foco nesta questão e, para isso, é importante que se estabeleça um prazo ou a criação de um grupo de trabalho para pôr em prática as sugestões de encaminhamentos que trazemos”, completou o capixaba.

Uma das sugestões feitas por Casagrande na reunião preparatória e acolhida pelos demais mandatários foi a elaboração de uma Carta dos Governadores, validando as propostas de pautas federativas levantadas pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Economia ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

Em relação às pautas prioritárias do Espírito Santo, o governador deve abordar as demandas na área de infraestrutura e logística, como as obras de melhorias nas rodovias federais que cortam o Estado, além da expansão da malha portuária, aeroportuária e ferroviária capixaba.  (As informações são do Governo do ES)

Leia também:

Governador Casagrande se reúne com vice-presidente da República
Proposta de criação da Guarda Nacional está pronta, diz ministro
Itamaraty nomeia novo embaixador do Brasil na Argentina
Jacinda Ardern se despede como premiê da Nova Zelândia
Lula pede desculpas a argentinos por grosserias de Bolsonaro
Chefe da Otan defende aumento no envio de armas à Ucrânia
Conheça hábitos saudáveis ​​que vão melhorar sua autoestima
Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres
Entenda a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo
Supremo confirma decisão sobre proteção de vias e prédios públicos
Sancionada lei que torna o CPF único registro de identificação
Nível do Rio Doce atinge 4,90m e famílias vão para abrigo

TAGS:
GOVERNADOR | RENATO CASAGRANDE | FÓRUM | BRASÍLIA | REUNIÃO | LULA