POLÍTICA INTERNACIONAL

Casagrande pede criação de planos para redução de carbono

Governador de ES defende criação de Planos Estaduais para redução das emissões de carbono.

Em 03/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Giovani Pagotto-Governo/ES

Para o governador capixaba, Renato Casagrande, a criação dos planos é fundamental para que os Estados ajudem o País a atingir as metas de redução de carbono.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, vai indicar aos estados que fazem parte do Consórcio Brasil Verde a criação de Planos Estaduais de Redução das Emissões de Carbono. A fala foi feita nesta terça-feira (2), durante o evento #Time4MultilevelAction na América Latina e Caribe, no segundo dia de participação na 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), que acontece em Glasgow, na Escócia.

De acordo com Casagrande, a ideia é trabalhar para que o tema seja debatido e tratado como prioridade entre os entes participantes do Consórcio Brasil Verde. Até o momento, 22 estados aderiram ao consórcio, que é presidido pelo capixaba. O governador afirmou que o Espírito Santo já prepara o seu Plano Estadual de Redução das Emissões de Carbono e está à disposição dos demais estados para auxiliar na elaboração dos documentos.

Para o governador capixaba, a criação dos planos é fundamental para que os Estados ajudem o País a atingir as metas de redução de carbono.

“A falta de ação do Governo Federal fez com que os governadores pudessem abrir esse diálogo e a agir. Muitos Estados assumiram o compromisso de neutralizar as emissões de carbono e estamos incentivando os governadores a criarem esses planos em seus Estados. Desta forma, teríamos metas em cada local para ajudarmos o País a atingir essas metas traçadas", pontuou.

O evento #Time4MultilevelAction engloba governadores e prefeitos de regiões e cidades da América Latina e do Caribe, com objetivo de identificar estratégias de ação multinível (mais de um nível de governo). A ideia central é que os entes subnacionais possam estar em sintonia para que os governos federais possam ter estratégias na mesma direção para que as metas de baixo carbono sejam atingidas.

O primeiro bloco foi dedicado ao “Financiamento multinível subnacional e local: ação climática”, explorando as demandas e oportunidades relacionadas ao financiamento do clima em âmbito local e regional dos governos da América Latina e do Caribe. O segundo bloco, que contou com a participação do governador Casagrande, foi sobre a “Ação multinível em baixo carbono e políticas”, que abordou as prioridades dos governos subnacionais e locais para se engajar no caminho global para limitar o global aquecimento para 1,5º C e a urgência em proteger ecossistemas e comunidades dos riscos relacionados ao clima.

Participaram ainda a prefeita de Montevidéu (Uruguai), Carolina Cosse; o prefeito de Manizales (Colômbia), Carlos Marín; o prefeito de Kingston (Jamaica), Delroy Williams; prefeito de San Rafael Heredia (Costa Rica), Verny Valerio; o gerente ambiental da cidade de Tegucigalpa (Honduras), Jonathan Lainez; o secretário de meio ambiente de Porto Alegre-RS, Germano Bremm; e a secretária de meio ambiente do Estado de Guanajuato (México), María Isabel Ortiz.

O painel com o governador capixaba teve as presenças do governador do Estado de Yucatan (México), Mauricio Vila; do prefeito de Salvador-BA, Bruno Reis; do prefeito de La Estrella (Colômbia), Juan Sebastián; do secretário de meio ambiente e agricultura da cidade de Envigado (Colômbia), Nicolas Arenas; e do diretor geral da área metropolitana de Aburrá Valle (Colômbia), Juan David Palacio. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Brasil se compromete com o fim do desmatamento até 2030
Casagrande apresenta ações do ES na área ambiental na COP-26
G20: EUA e UE fecham acordo sobre tarifas de aço e alumínio
Após negociações, G20 se aproxima de acordo sobre clima
Bolsonaro tem agenda esvaziada e ironizado pela imprensa
Rainha Elizabeth 2ª cancela sua participação na COP26
Biden edita decreto suspendendo restrições de viagens aos USA
China anuncia restrições após aumento de casos de covid
Joe Biden e Macron falam de uma defesa europeia mais forte
Os EUA têm compromisso de defender Taiwan, diz Joe Biden
Presidente da Itália se reúne com Merkel e volta a defender UE

TAGS:
REUNIÕES | DESMATAMENTO | ATIVISTA | COP26 | G20 | COMPROMISSO | CONFERENC