POLÍTICA CAPIXABA

Casais são presos por boca de urna em Linhares (ES).

O material de campanha apreendido está na delegacia.

Em 05/10/2014 Referência JCC

Dois casais foram autuados por boca de urna em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na manhã deste domingo (5). Segundo o delegado, uma promotora eleitoral flagrou duas crianças, de 6 e 7 anos, com santinhos de candidatos dentro de um colégio eleitoral. O caso aconteceu na Escola Adelson Del Santo, no bairro Nova Esperança. Os casais pais das crianças foram conduzidos para a delegacia e autuados. Eles assinaram um termo de compromisso e foram liberados. O material de campanha apreendido está na delegacia.

De acordo com o delegado Eldson Bento, ao chegarem na delegacia, os pais alegaram que as crianças acharam os santinhos na rua, e levaram para o local de votação. “Como os pais são responsáveis pela guarda dos menores, ficou entendido que eles falharam nisso. Então, eles vão responder pelo crime praticado pelas crianças”, explicou.

Os casais foram autuados e liberados. Ainda segundo o delegado, até as 12h20, nenhum outro crime eleitoral foi registrado no município.

Boca de urna
Boca de urna consiste em fazer propaganda eleitoral no dia da eleição pelo uso de alto falante e amplificadores de som, promoção de comícios ou carreatas, além da distribuição de material de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos, bem como pela prática de aliciamento, coação ou qualquer manifestação tendente a influir na vontade do eleitor.

A prática é vedada pela Lei Eleitoral e conceituada como crime, punível com pena de detenção de seis meses a um ano (artigo 39, parágrafo 5º, I e II, da Lei Ordinária 9.504/97) e mais multa.

Por G1-TRE