CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Casio apresenta seu 1º relógio inteligente com Android.

O relógio deve estar disponível no primeiro semestre de 2016 nos EUA.

Em 12/01/2016 Referência JCC

Poderia ter acontecido durante a Baselworld, mas foi durante a feira de tecnologia CES 2016, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, que a Casio realizou a apresentação de seu primeiro smartwatch, que deverá estar disponível ainda no primeiro semestre deste ano, inicialmente, apenas nos mercados dos Estados Unidos e Japão. O modelo foi chamado de Casio Smart Outdoor Watch WSD-F10 e é um dos primeiros a se dedicar a atividades de aventura, como esportes radicais.

O smartwatch da Casio possui sistema operacional Android Wear, o sistema “vestível” da Google, que permite a sincronização com smartphones iOS e Android (a companhia garante melhor usabilidade com dispositivos Android).

Dentre os aplicativos que acompanham o relógio, estão funções voltadas para a realização de trilhas – como condições meteorológicas, bússola, informação de nascer e pôr do sol e informações de distância percorrida e altura, que podem ser compartilhadas –, ciclismo – com uma função específica para a prática da atividade, análise de condições físicas e determinação de rotas – e pesca – com indicação de maré e indicação de movimento dos peixes a partir da pressão atmosférica, o melhor período para a realização da pesca, além de indicações precisas de acordo com o tempo do dia.

O relógio oferece ao usuário uma resistência a até 50 metros sob a água, sendo o primeiro equipado com um microfone. A marca ainda afirma que o Cassio Smart Outdoor Watch WSD-F10 atende a testes de padrões militares do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Isso garante certa resistência a choques, vibrações e demais condições adversas.

Uma característica bastante interessante deste modelo Casio é a presença de duas telas de LCD sobrepostas. A primeira delas, monocromática, permite a indicação comum de horário de forma digital, sem prejudicar a visibilidade do LCD inferior, que apresenta todos os dados da função “inteligente” da peça.

No modo de economia de bateria, o usuário conta com as informações comuns, enquanto no modo inteligente, ele ainda pode contar com seis diferentes mostradores.

A caixa da peça apresenta, em sua lateral, um terminal magnético para recarga (às 10 horas), um sensor de pressão atmosférica (às 9 horas), um microfone na posição de 6 horas e três botões para as funções adicionais, como ferramentas, ligar/desligar e aplicativos (às 2, 3 e 4 horas).

Se mostrador tátil possui 1,32 polegadas e a caixa possui 61,7 mm de altura, 56,4 mm de largura e 15,7 mm de espessura. A bateria de íon de lítio que o equipa pode ser completamente carregada em cerca de 2 horas e tem autonomia de mais de um dia para uso normal e até um mês para o modo de economia. O relógio pesa apenas 93 gramas.

A Casio informa, no site oficial de seu smartwatch, que o relógio estará disponível em quatro cores diferentes. A estimativa é que a peça custe cerca de 500 dólares, sem adição de impostos e taxas.

Fonte: WatchTime