SAÚDE

Casos graves de covid-19 crescem em todo o Brasil

Boletim da Fiocruz revela um aumento de casos de covid-19 entre os registros de SRAG.

Em 23/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcos Rocha/CET-Rio/Prefeitura do Ri

A SRAG é uma complicação respiratória que demanda hospitalização e está associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral.

O boletim semanal Infogripe - divulgado hoje (23), no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - revela um aumento de casos de covid-19 entre os registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A situação é observada em todas as regiões do país.

A SRAG é uma complicação respiratória que demanda hospitalização e está associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral. O paciente pode apresentar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas.

Os dados atualizados apontam que - nas últimas quatro semanas epidemiológicas - a covid-19 estava relacionada a 61,8% dos casos de SRAG com resultado positivo para alguma infecção viral. O vírus sincicial respiratório (VSR) representou 16,3% e a influenza A, 6,2%. No entanto, quando se observa apenas os quadros de SRAG que evoluíram a óbito, 93,3% estão associados à covid-19.

Expansão

O levantamento traz, ainda, uma análise para as próximas três semanas (curto prazo) e para as próximas seis semanas (longo prazo). Em 15 das 27 unidades federativas, o cenário aponta para aumento na tendência de longo prazo. "No Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba, esse crescimento se destaca e é mais acentuado até o momento", alertou a Fiocruz.

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022. Pesquisadores da Fiocruz recomendam a retomada do uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde. Além disso, lembram que a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da covid-19.

O Boletim Infogripe leva em conta as notificações de SRAG registradas no Sivep-gripe, sistema de informação mantido pelo Ministério de Saúde e alimentado por estados e municípios. A nova edição, disponibilizada na íntegra no portal da Fiocruz, se baseia em dados inseridos até a última segunda-feira (21). (Por Léo Rodrigues/Agência Brasil)

Leia também:

Brasil terá 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025
Covid-19: testagem sem agendamento no final de semana
Cariacica: Agendamento de vacinação infantil continua aberto
Linhares terá mutirão de vacinação contra a meningite
Cachoeiro terá Dia D de vacinação no próximo sábado (26)
Prefeitura de Vitória nomeia mais 42 profissionais da Saúde
Anvisa aprova duas vacinas bivalentes contra a Covid-19
Sábado (26) acontece mais uma ação em saúde na Serra
Homens recebem atendimento em ações do Novembro Azul
Aracruz amplia público-alvo de vacinação contra meningite

TAGS:
FIOCRUZ | BOLETIM | COVID-19 | CASOS | SRAG