ESPORTE INTERNACIONAL

CBF quer finais da Libertadores e da Sul-Americana no Brasil

Dirigentes da entidade avaliam que o país tem diversas cidades com estrutura de hospedagem.

Em 18/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Conmebol

Conmebol vai decidir local das duas decisões no primeiro semestre deste ano.

A CBF pretende apresentar à Conmebol candidaturas brasileiras a sedes das finais em jogo único da Copa Libertadores, marcada para o dia 11 de novembro, e da Copa Sul-Americana, duas semanas antes, em 28 de outubro.

Dirigentes da entidade avaliam que o país tem diversas cidades com estrutura de hospedagem, aeroportos e estádios em condições de receber as duas partidas sem causar transtornos para torcedores de qualquer parte do continente.

A Conmebol ainda não definiu quando vai tomar tais decisões  é muito provável que seja em alguma reunião de Conselho a ser realizada no primeiro semestre.

No caso da Copa Libertadores, alguns fatores movem essa intenção da CBF. As últimas três finais foram disputadas exclusivamente por times brasileiros: Flamengo x Athletico em 2022, Palmeiras x Flamengo em 2021, Santos x Palmeiras em 2020.

Nas duas mais recentes (em Guayaquil-2022 e Montevidéu-2020) houve dificuldade de deslocamento para torcedores brasileiros. A anterior, que foi no Maracanã (edição de 2020, disputada em janeiro de 2021), teve que ser sem público por causa da Covid.

A Conmebol tampouco fechou o período de apresentação de candidaturas. São as próprias cidades interessadas que devem se apresentar, com o endosso das associações nacionais de futebol.

No caso da Copa Sul-Americana, o Brasil é o destino natural da próxima decisão, já que a final do ano passado estava marcada para Brasília, e acabou foi transferida para Córdoba (Argentina) por causa da proximidade com as eleições gerais no Brasil.

Mas ainda não é uma certeza que a capital brasileira vá receber o jogo. Essa decisão também precisa ser referendada pelo Conselho da Conmebol, instância formada pelos presidentes das 10 associações nacionais que formam a confederação. (Por Martín Fernandez e Raphael Zarko, de GE)

Leia também:

Brasil vence e avança em 2º do grupo no Mundial de handebol
Arena Verão agita Jacaraípe com esporte e muita diversão
Arena de Verão: fim de semana tem Copa FET de Beach Tennis
Projeto Verão Serra: confira as atividades de janeiro na Serra
Jogos da Copa Vitória de Futebol movimentam Camburi
Prefeitura de Aracruz inicia programação esportiva do verão
Inscrições abertas para os Campeonatos de Vôlei de Praia 2023
Atletas do ES são campeãs do circuito nacional de futevôlei
Sesport inaugura mais uma etapa da Calçada da Fama
Bolsa Atleta: inscrições abertas até esta sexta em Vila Velha

TAGS: 
FUTEBOL | SUL-AMERICANA | LIBERTADORES | ESTRUTURA | CONMEBOL