CULTURA

Centro Cultural em Baixo Guandu divulga nova programação

Programação cultural em Baixo Guandu ganhou novo fôlego desde a inauguração do Cecarti.

Em 05/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © 2022 - Vale/Divulgação | All rights reserved

O Cecarti é o primeiro Centro Cultural do Noroeste do Espírito Santo e um dos destaques do balanço Vale+ EFVM, publicação que reúne informações sobre a atuação da Vale ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A programação cultural em Baixo Guandu ganhou novo fôlego desde a inauguração do Centro Cultural de Artes Integradas (Cecarti), há cinco meses. Oficinas artísticas (como teatro, música e pintura), projetos culturais, exposições de obras e cinema são algumas das atividades que passaram a fazer parte da rotina na cidade. O espaço é administrado pela Associação Cultural Cadoz e tem patrocínio do Instituto Cultural Vale.

O Cecarti é o primeiro Centro Cultural do Noroeste do Espírito Santo e um dos destaques do balanço Vale+ EFVM, publicação que reúne informações sobre a atuação da Vale ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Até o dia 6 de maio, será possível conferir, gratuitamente, a Exposição Professor Equimar de Assis, no Cecarti. Ela inclui obras do artista plástico e professor de Geografia, que faleceu recentemente e deixou uma coleção de mais de dois mil quadros pintados.

A galeria receberá também obras do artista cubano Pablo Vazquez e dos guanduenses Diego Maurício e Maria Luiza.

“O Cecarti é a realização de um sonho da Cadoz, proporcionar, não só aos guanduenses, mas também a toda região o acesso democrático às artes é o que move a locomotiva dentro de cada um de nós. O brilho no olho de cada morador quando visita o Centro Cultural e olha nas paredes da galeria um dos seus, é transformador. Esperamos continuar a possibilitar este acesso, sejam por exposições, peças de teatro, oficinas artísticas, filmes no nosso cinema. Enfim, a jornada está só começando”, diz Igor Báfica, gerente de Projetos e primeiro secretário da Cadoz.

E a programação continua. Todos os domingos, às 17 horas, é a vez do Movimento aR.U.A. apresentar atividades relacionadas ao universo do Hip Hop, como grafite, batalha de rima, DJ e dança. A atividade também é gratuita.

“Resgatar esse tipo de movimento em Baixo Guandu é, também, dar visibilidade aos invisíveis da cidade, é trazer holofotes à nossa identidade e lutar para eliminar o preconceito e racismo que a juventude preta sofre em nosso país”, diz uma das líderes do Movimento aR.U.A., Deise Littig (Nebulosa).

Quem gosta de cinema encontra bons filmes no espaço cultural. No momento, a programação inclui Homem-Aranha: Sem volta para casa e Spirit: O indomável. Os ingressos custam R$5,00, e a sala comporta até 20 pessoas por sessão.

Serviço

Centro Cultural de Artes Integradas (CECARTI): Av. Carlos de Medeiros, Centro, Baixo Guandu, ES
Mais informações: (27) 99601-9144 ou osc@cadoz.ong.br. - (Por Carla Nascimento - AsImp)

Leia também:

Município da Serra entra no Mapa do Turismo Brasileiro
Exposição em São Paulo reúne obra do pintor Cândido Portinari
Araçatiba: Igreja de Nossa Senhora da Ajuda será restaurada
Exposição "Mãos que tocam o barro" estreia segunda (21)
Concerto musical desperta sonho e alegria de alunos de Vitória
Começa amanhã (18), 1º Festival Cultural de Verão de Vitória
Camburi recebe o 1º Festival Cultural de Verão de Vitória
Vitória: Núcleo Odomodê promove oficinas para os jovens
Vitória: Inclusão produtiva oferta curso de Ovos de Páscoa
Programa Qualificar ES oferece 51 mil vagas em Vila Velha

TAGS:
SCULTURA | CENTRO | BAIXO GUANDÚ | PROGRAMAÇÃO | NOVA | CULTURAL