MEIO AMBIENTE

Cesan inicia estudos ambientais da barragem do Rio Jucu.

A previsão é que todo o trabalho seja concluído em seis meses.

Em 13/06/2017 Referência JCC / Ascom Cesan

Mais um passo foi dado nesta segunda (12) para aumentar a segurança hídrica nos municípios de Vila Velha, na ilha de Vitória, parte de Cariacica e Viana. A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), após o processo licitatório, assinou o contrato com uma empresa para iniciar os estudos ambientais necessários para o licenciamento da Barragem do Rio Jucu.

 Serão elaborados o Relatório de Controle Ambiental (RCA), o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno da Barragem (Pacuera) e o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD). A previsão é que todo o trabalho seja concluído em seis meses pela empresa Ecossis Soluções Ambientais, com investimento de R$ 239.417,58.

 A Barragem é mais uma resposta eficiente para a sociedade dentro do cenário de crise hídrica dos últimos quatro anos. Ela ficará localizada no braço norte do Rio Jucu, entre Viana e Domingos Martins. O projeto básico concluído no início de 2017 apontou que a barragem terá 50 metros de altura e capacidade para armazenar 20 bilhões de litros de água, volume similar a de Rio Bonito, no Rio Santa Maria da Vitória.

 A represa vai beneficiar mais de um milhão de habitantes na Região Metropolitana da Grande Vitória, pois hoje, quando chove, o aumento do volume de água no rio não fica armazenado. Após o licenciamento ambiental e as desapropriações, o edital será lançado para contratar a empresa que fará as obras.