CIÊNCIA & TECNOLOGIA

ChatGPT e mais 5 ferramentas de IA que todo líder deve usar

FA ferramenta trouxe a inteligência artificial para o protagonismo das discussões no mundo.

Em 25/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: SOPA Images/Getty Images

Lançado pela OpenAI, o ChatGPT abriu as portas para a criação de aplicativos que aumentam a produtividade e melhoram resultados e, janeiro deste ano,​ atingiu a marca de 100 milhões de usuários.

ChatGPT. Essa foi a ferramenta que trouxe a inteligência artificial para o protagonismo das discussões em todo o mundo. Lançado pela empresa de tecnologia OpenAI no dia 30 de novembro de 2022, a ferramenta alcançou 1 milhão de usuários apenas cinco dias após sua estreia. 

Em janeiro deste ano, dois meses depois de ser liberado ao público, o ChatGPT atingiu a marca de 100 milhões de usuários, tornando-se a ferramenta digital com maior adoção em massa da história. A título de comparação, o TikTok, que detinha o recorde, levou nove meses para atingir essa marca. Já o Instagram demorou cerca de dois anos.

Capacidade

O sucesso exponencial do ChatGPT se deve principalmente pela sua capacidade de combinar informações e entregar diversos conteúdos com alto nível de detalhes e compreensão, como se fosse realmente uma conversa entre humanos. A ferramenta já fez coisas que antes eram atribuídas apenas aos seres humanos como criar empresas, gerar lucro e escrever roteiros de filmes. 

No entanto, apesar do sucesso desproporcional do ChatGPT, os avanços na área de inteligência artificial já renderam milhares de outras novas ferramentas de IA que têm a capacidade de aumentar a produtividade, reduzir custos e facilitar o dia a dia de líderes, gestores e executivos. 

Outras ferramentas de IA

Midjourney:
É um gerador de imagem gerido por inteligência artificial. A ferramenta funciona dentro do Discord e de forma colaborativa. Isso significa que as criações são disponibilizadas para todos que estiverem dentro do grupo onde as artes foram criadas.

Tactiq:
A ferramenta é uma extensão do Google Chrome e sua principal funcionalidade é a transcrição de reuniões. Ou seja, tudo que é falado na reunião é instantaneamente transformado em texto, inclusive separando os diferentes interlocutores. O Tactiq ainda tem conexão com ChatGPT para fazer o resumo do que foi falado.

Browse AI:
Essa ferramenta é utilizada por empresas para monitorar concorrentes, extrair dados de outros sites para análises e fazer pesquisas de mercado. Voltado para a área comercial, a ferramenta ainda pode identificar clientes em potencial. Empresas como Google, Amazon e Zapier já utilizam.

Talk to Books:
A ferramenta do Google oferece a possibilidade de passar pelas páginas de livros com a ajuda da inteligência artificial. Você faz uma pergunta ou afirmação no espaço para pesquisas e a ferramenta encontra frases em livros que correspondem ao que foi digitado. É um software que ajuda a encontrar referências e até buscar auxílio nos livros para tomar decisões importantes para as empresas.

Timely:
Esse aplicativo automatiza o controle de tempo da empresa, para que você e sua equipe possam se concentrar no trabalho que importa. A ferramenta pode rastrear o tempo gasto em todos os aplicativos da Web e da área de trabalho automaticamente. Oferece um registro diário preciso de todo o tempo gasto em documentos, reuniões, e-mails, sites e videochamadas com esforço zero. (Carreira - Exame)

Leia também:

Vivo busca diversificar atividades investindo em startups
Inclusão digital de jovens de baixa renda é prioridade do governo
Exame de sangue detecta risco de Alzheimer com 96% de precisão
Asteroide que passará próximo à Terra é equivale a 90 elefantes
Motorola apresenta celular que aumenta de tamanho sozinho
Nokia altera seu emblemático logotipo em mudança de estratégia
Jovens de até 24 anos veem 7 vezes menos TV do que idosos
O que muda com o descobrimento de um novo Núcleo da Terra?
Metaverso ainda é promessa distante para a Geração Z
Cientistas preparam terceiro braço controlado pela mente
> Mudança online pede outros meios de proteção às crianças

TAGS:
INTELIGÊNCIA | ARTIFICIAL | LÍDER | UTILIZAR | FERRAMENTA