NUTRIÇÃO

Chocolate aumenta o colesterol? Pode fazer parte da dieta?

Em dietas para controle do peso, o chocolate pode ser adicionado ao seu programa alimentar.

Em 04/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images

Quanto maior a quantidade de cacau, mais benefícios oferece para a saúde: nutricionista Cris Perroni explica como escolher o chocolate observando o rótulo.

Feriado de Páscoa chegando, a pergunta é: preciso retirar chocolate da minha dieta? Chocolate não precisa ser retirado da sua alimentação se você souber usar com limite, moderação e negociação. Chocolate gera prazer, é fonte de energia e traz inúmeros benefícios para a saúde se tiver maior quantidade de cacau. A partir de 50% de cacau, já há benefícios, mas quanto maior a quantidade de cacau, maiores são as propriedades benéficas para a saúde e a saciedade. Chocolates 70%, por exemplo, hoje facilmente encontrados até em mercados, são mais benéficos que os 50%. 

  1. Chocolate amargo: contem mais de 70% cacau;
     
  2. Chocolate meio amargo: contém cerca de 40 a 50% de cacau, podendo chegar a 60%;
     
  3. Chocolate ao leite: feito com cerca de 30% de cacau;
     
  4. Chocolate branco: não leva cacau na sua formulação, apenas a gordura retirada da semente do cacau, a chamada manteiga de cacau.
     
  5. Chocolate diet: pode ser encontrado em todas as descrições acima, substituindo o açúcar por adoçantes (ex: sorbitol, sucralose, stévia, xilitol... ).

Composição do cacau:

  • 63% da gordura do cacau são constituídas pelos ácidos graxos saturado esteárico (34%) e palmítico (27%).
     
  • Os 37% restantes estão sob a forma de ácidos graxos monoinsaturados (33,5%) e poli-insaturados (3,5%).
     
  • Fonte de flavonoides, (catequinas e epicatequinas), taninos (procianidinas); metilxantina (pseudoalcaloides) e teobromina (derivada das xantinas), substância com efeito estimulante semelhante ao da cafeína, além de feniletilamina, considerado um antidepressivo natural que libera endorfina no cérebro e é responsável pelo sentimento de bem-estar e prazer.

Benefícios do cacau:

  1. Fonte de energia;
     
  2. Gera prazer;
     
  3. Cardioprotetor por apresentar ação antioxidante, anti-inflamatória, antiaterogênica e antitrombótica.

Se você utilizar chocolates com maior quantidade de cacau, não haverá prejuízo no controle do colesterol. O ácido graxo saturado esteárico exerce efeito neutro sobre o colesterol sanguíneo.

Em dietas para controle do peso, o chocolate pode ser adicionado ao seu programa alimentar, desde com moderação: 25g como uma sobremesa, de preferência escolhendo uma opção com uma boa quantidade de cacau em sua composição.

De olho no rótulo

É fundamental a leitura de rótulos para saber quais os ingredientes: quanto menos aditivos, mais natural e melhor para saúde.

Podemos comparar dois exemplos de chocolate 70%:

  1. Chocolate 1: pasta de cacau, açúcar, manteiga de cacau, leite em pó integral, emulsificante lecitina de soja e aromatizante - 25g contêm 137 kcal | 6,9g carboidratos| 2,5g de proteínas | 11g de gorduras.
     
  2. Chocolate 2, adoçado com maçã: amêndoa de cacau orgânico, maçã em pó e manteiga de cacau - 25g contêm 155kcal | 14g de carboidratos |2,6g proteínas | 9,9g de gorduras.

O número de ingredientes do chocolate 2 é menor e ele não tem a quantidade de aditivos que o chocolate 1 tem. Então ele pode ter mais calorias, mas tem menos gorduras e a qualidade de seus nutrientes é melhor e mais saudável. (Por Cris Perroni, via Eu Atleta)

Leia também:

Quem dorme bem tem facilidade para adotar exercícios e dieta
Março sem álcool: 10 benefícios de passar o mês sem beber
Ao comer, quantas vezes devemos mastigar os alimentos?
Veja 5 dicas e duas receitas para curar a ressaca de Carnaval
Dieta sem feijão aumenta em 20% chances de obesidade
10 alimentos anti-inflamatórios para quem tem endometriose
Quais são os sinais mais comuns da falta de ferro no corpo
Dicas para reduzir o peso mantendo a saúde sem restrições
Comer pode ser o melhor remédio, mas isso não inclui fast food
Dicas para manter alimentação e bronzeado em dia no verão

TAGS:
CHOCOLATE | PASCOA | ALIMENTAÇÃO | BENEFÍCIOS | RÓTULO