AGRICULTURA

Chuva favorece aparecimento de pragas e doenças no campo

Com uso de produtos adequados para o manejo dessas pragas, é possível manter o controle

Em 29/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Notícias Agrícolas

Os agricultores devem integrar ferramentas de manejo, quando possível, além de selecionar novas tecnologias, que ofereçam maior controle às lagartas.

As culturas de milho e soja enfrentam um inimigo comum nesta fase do ano: as lagartas. Causadoras de grandes prejuízos em ambos os cultivos, em especial para a sojicultura, podem provocar mais de 75% de perdas por desfolha, além do impacto negativo na produtividade, com possibilidade de queda de até 1214 kg/ha - segundo a literatura acadêmica.

Apesar de toda a relevância, com o uso de produtos adequados para o manejo da resistência dessas pragas, é possível manter o controle para melhor produtividade e rentabilidade.

Lenisson Carvalho, gerente de marketing de grandes culturas da Ourofino Agrociência, explica que os recursos mais empregados no campo contra o problema são o uso de sementes biotecnológicas e de defensivos químicos e biológicos durante o desenvolvimento do cultivo. Porém, monitorar constantemente a área é uma condição imprescindível para definir corretamente o manejo de controle a ser adotado.

"É essencial identificar qual é a praga que está atacando a plantação, o estádio de desenvolvimento e o nível de infestação. Tais cuidados previnem o uso incorreto das ferramentas de controle, além de evitar aumento dos custos de investimento", afirma Carvalho.

Desta forma, é necessário uma orientação de um especialista. Os agricultores devem integrar ferramentas de manejo, quando possível, além de selecionar novas tecnologias, que ofereçam maior controle às lagartas. O produtor também deve estar atento as condições climáticas que podem favorecer o aumento das infestações de pragas e doenças no campo.

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! (Clima Tempo)

Leia também:

Cotação do trigo segue elevada apesar da safra recorde
Governo do ES entrega máquinas do Programa Terra Firme
Seag e Sebrae realizam 1º Encontro Técnico do Agrolegal
Safra de grãos pode chegar a 291,1 milhões de toneladas
Uso de bioinsumos impede perdas na produção de frutas
Incaper divulga finalistas do 2º Prêmio Cafés Especiais do ES
Semana Internacional do Café tem início hoje (10) em BH
Estado lança tecnologias para café conilon em Marilândia
Seag entrega 3.600 cestas verdes para pescadores capixabas
Viana faz visita técnica a fazenda voltada para a piscicultura

TAGS:
CHUVA | PRAGAS | CAMPO | CONTROLE | PRODUTIVIDADE