TEMAS GERAIS

Chuvas fortes no Sudeste e na Bahia preocupam Defesa Civil

A Defesa Civil Nacional discutiu nessa quinta (5) estratégias para enfrentar eventuais desastres.

Em 06/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Defesa Civil Municipal de Sabará.

Sugestão é que a população faça cadastro em sistema de alertas.

A Defesa Civil Nacional discutiu nessa quinta-feira (5) estratégias para enfrentar eventuais desastres nas diversas regiões do país. O grupo técnico vai planejar e divulgar medidas visando à redução de problemas que podem ocorrer em consequência das chuvas intensas previstas para a Região Sudeste e para o estado da Bahia.

O encontro reuniu representantes de agências dessas regiões que integram o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a qualificação de informações sobre os riscos, voltadas a uma intercomunicação envolvendo estados e municípios, é uma das ações a serem implementadas com o objetivo de atender a população de forma coordenada. 

Segundo o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, é muito importante que a população se cadastre no sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, “principalmente por meio de SMS”. Para isso, basta ao cidadão enviar uma mensagem de texto para o número 40199, indicando o CEP de sua residência.

Ao fazer o cadastro, informa o diretor, a pessoa passa a receber as informações no seu celular. “Especialmente neste período de verão, os principais riscos estão relacionados a deslizamento de terra e inundações, que costumam acontecer nos estados do Sul e Sudeste e no sul da Bahia”, disse Braun durante a reunião.

De acordo com o MDR, não há limite de locais cadastrados, e o serviço é totalmente gratuito para a população. “A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção”, detalhou em nota o ministério ao informar que o serviço de alertas está disponível também por meio de aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, além de busca no Google ou Google Maps.

“Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional e do Instituto Nacional de Meteorologia”, completou.

(Por Pedro Peduzzi - da Agência Brasil)

Leia também:

Procon de Cachoeiro orienta sobre trocas de presentes
Guarapari inicia hoje, o Projeto Verão Sem Trabalho Infantil
Defesa Civil reconhece situação de emergência em 7 cidades
Morreu nesta quinta (29) Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos
Decreto regulamenta documento eletrônico de transporte de cargas
Estados Unidos registram 64 mortes por nevasca do século
Procon Vitória dá dicas sobre trocas e devoluções de presentes
CNPE: Governo define redução de gases de efeito estufa
Linhares: Ação da Prefeitura vai orientar idosos contra golpes
Número divórcios no país cai 10% este ano em relação a 2021
Verão com previsão é de chuvas acima da média no Brasil

TAGS:
DESASTRE | CHUVAS | ALERTA | DEFESA CIVIL | SUDESTE