LAZER

Cidade de Diamantina (MG) retoma as tradições do carnaval

Diamantina retoma as tradições do carnaval na cidade: “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”.

Em 24/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Ascom/PMD

Com programação diversificada, a festa do Carnaval de Diamantina 2023 acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro, e é uma realização da Prefeitura Municipal e da Pulsar Brasil.

A cidade de Diamantina é considerada o berço do carnaval mineiro, fortalecido e levado como inspiração para outros municípios. Preservando a preferência por artistas regionais, a forte influência é refletida por blocos centenários como o Bloco Caricato Sapo Seco que já é patrimônio cultural da cidade.

Após dois anos com restrições nas ruas, a volta das festividades pós pandemia traz bastante expectativa. A procura por meios de hospedagem é alta, o fluxo das iniciativas de mídias e o tráfego online em sites e redes sociais apontam para o potencial de grande ocupação por um público de qualidade.

Com programação diversificada, o Carnaval de Diamantina 2023 acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro, e é uma realização da Prefeitura Municipal e da Pulsar Brasil. Com forte investimento em blocos caricatos, serão 54 cortejos de blocos e seis espaços de programação:


A volta das festividades pós pandemia traz bastante expectativa e a procura por meios de hospedagem é alta. Foto: Divulgação/Ascom/PMD

Largo da Alegria (Carnaval Radical):
Nomes de grandes bandas de diamantina e região, praça de alimentação, proposta de esportes de aventura, durante todos os dias do carnaval, perfeito para a contemplação da natureza.

Palco MPBECO:
Localizado no Beco do Mota, reunirá grandes nomes da música popular da região, tocando canções da música popular brasileira. Referência ao movimento Clube da Esquina em MG.

Praça Doutor Prado:
Terá blocos universitários promovendo festas no melhor estilo republicano, com direito a paredões de cerveja e segurança garantida.

Quitanda da Tradição:
Localizada na Rua da Quitanda, apresentará ritmos do tradicional samba brasileiro e pagode. Incluirá também o Festival Gastronômico Gastrofolia, com a participação de todos os estabelecimentos da Rua da Quitanda que serão responsáveis por preparar pratos típicos.

Palco Mercado Folia:
Localizado na praça do mercado velho, entrará no ritmo do batuque de bandas que já entraram para a história da cidade tocando músicas de renome nacional: Bat Caverna, Bartucada e Uh!Bloco. A abertura deste palco é inédita no Carnaval de Diamantina e reproduz a sua mineiridade.

Camarote Diamantina:
Montado dentro do Mercado Velho, o antigo Rancho dos Tropeiros, com estrutura para o melhor conforto do público. O galpão de arcadas rústicas é um dos principais símbolos da cidade, foi restaurado em 1997 e desde então abriga o Mercado Municipal.

Cultural e arquitetura

Tombado pela importância cultural, além da arquitetura diferenciada e todos os elementos históricos do prédio, o camarote é ainda mais atrativo devido à visão privilegiada do palco principal. Como alusão aos tropeiros e ferreiros que abasteciam a cidade no período áureo, a centralidade atribuída ao Mercado Folia representa o coração do carnaval, e o camarote, é o diamante que foi lapidado neste centro.

Além disso, a programação do Palco Mercado Folia terá grandes nomes que despontaram em Minas Gerais e conquistaram o mercado nacional, como Baile do Sideral, Tianastácia com o show Cabrobloco e Solar Big Band, projeto do tecladista Henrique Portugal do Skank onde convida o guitarrista Marco Túlio do Jota Quest. Também haverá dj residente mantendo o pique dos foliões nos intervalos entre as atrações principais, recheados de performances artísticas e circenses.

E ainda, ficam em evidência nomes celebrados na cidade de Montes Claros: o grupo Sambacana e o Dj Paulo Ribeiro. Vale destacar as duas atrações de Djs Open Format: a dupla Greg e Gont, de Belo Horizonte é revelação nacional; e The Otherz, que estão entre os mais ouvidos no Spotify, receberam disco de platina recentemente. Completam o festejo a banda Jack Bóris e a dupla Victor e Fabiano.

Grupos

Nas edições anteriores a oferta era única, pensada para atender um grande público de massa. Em 2023, a ideia foi se especializar em grupos que a cidade já recebe em outras épocas e integrá-los no cronograma carnavalesco. Normalmente não se vê uma oferta tão versátil como essa, com tantas possibilidades de interação.

Constatou-se que era necessário continuar a oferecer o que já é oferecido ao longo do ano inteiro, segmentando os ambientes para possibilitar que todos os perfis de visitantes encontrem o seu espaço no Carnaval de Diamantina. A área natural da cidade que acumula trilhas, grutas e cachoeiras também contribui para fazer com que o clima das comemorações locais seja único.

Programação

17/02 | SEXTA: Bartucada; Dj Paulo Ribeiro; Bat Caverna.
18/02 | SÁBADO: Baile do Sideral; Dj Paulo Ribeiro; Uh!Bloco.
19/02 | DOMINGO: Victor e Fabiano; Cabrobloco - Tianastácia; Sambacana.
20/02 | SEGUNDA: The Ortherz; Solar Big Band (Henrique Portugal do Skank convida Marco Tulio do  Jota Quest); Uh!Bloco.
21/02 | TERÇA: Jack Bóris; Greg e Gont; Bat Caverna.
Mais informações, por meio da Centro de Atendimento ao Turista: (38) 35319-532.
Compra de ingressos: centraldoseventos.com.br/camarote-diamantina - (Por Priscilla Kopke​/AsImp)

Leia também:

Últimos dias para aproveitar as férias nos Centros de Ciência
Prefeitura de João Neiva divulga programação do carnaval
CarnaViana retorna com atrações musicais e desfiles de blocos
Colônia de Férias gratuita na Prainha até 29 de janeiro
Nova Venécia comemora 69 anos com programação especial
Festival Mimo para Crianças chega neste sábado (21) ao ES e SC
Prefeitura de Aracruz realizará diversas ações no fim de semana
Confira a programação do Parque Botânico Vale, em Vitória
Cariacica: Mágico Marcelo Labarrère vai fazer shows de graça
Fim de semana com programação de férias para a juventude 
Cachoeiro prepara a programação para o Carnaval 2023

TAGS:
PROGRAMAÇÃO | DIAMANTINA | CARNAVAL | TRADIÇÃO | MINAS GERAIS