CULTURA

Cidade de Serra celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico

O sítio histórico e cultural de Queimado é composto pelas Ruínas da Igreja de São José.

Em 17/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

A Insurreição de São José do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo.

Hoje, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Por isso, a Prefitura de Serra, listou os Patrimônios Históricos do município, que é riquíssimo embeleza e história.

Igreja e Residência dos Reis Magos - Nova Almeida

Ponto forte do turismo serrano, a Igreja dos Reis Magos, patrimônio histórico e cultural do município, é sinônimo de tradição e não poderia deixar de ser lembrado.

Construída por jesuítas e índios tupiniquins por volta de 1580, foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico cultural brasileiro em 1943. Inaugurada em 6 de janeiro de 1615, dia em que se comemora a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. O local recebe milhares de visitantes todos os anos.

No local é possível contemplar o quadro Adoração dos Reis Magos, considerado a primeira tela em óleo sobre madeira pintada no Brasil.

Ruínas de São José do Queimado

Outro sítio histórico e cultural do município é o de Queimado, que foi palco de uma insurreição de escravos liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário. Composto pelas Ruínas da Igreja de São José e pelos resquícios arqueológicos do povoado, foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993.

A Insurreição de São José do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo.

O fato aconteceu em 19 de março de 1849 quando houve a revolta, segundo pesquisadores, por conta de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito de Serra.

Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião que foi liderada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos.

A insurreição foi um movimento tão forte que para contê-la foram necessárias forças vindas do estado do Rio de Janeiro, além das capixabas.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município.

Igreja de São João de Carapina 

A Capela de São João de Carapina, um dos patrimônios históricos mais antigos e importantes do município, integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. A igreja foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.

Festa de São Sebastião de São Benedito de Nova Almeida 

Em junho deste ano, o prefeito Sergio Vidigal sancionou a lei n°5.308/2021, em que declarou a festa de São Sebastião e de São Benedito de Nova Almeida Patrimônio Cultural Imaterial do Município. 

Os festejos são manifestações religiosas, folclóricas e populares que recordam os acontecimentos milagrosos feitos pelos por São Benedito e São Sebastião. A festa é realizada todo ano no dia 20 de janeiro, fazendo parte do calendário oficial do município.

A festa é um tradicional evento, que faz parte do calendário folclórico religioso. O evento acontece na Praça da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, e conta com vários shows e cortejo das bandas de congo, entre outras atrações.

Congo

O espaço multicultural Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, que expõem objetos relacionados à história e à identidade local. Inaugurada em 2000, a Casa do Congo tem em seu acervo fotografias, peças de artesanato e outros elementos da cultura popular.

Principal manifestação da cultura capixaba, o congo se mantém vivo por meio da transmissão, entre as gerações, dos ritmos, músicas e danças tradicionais. Na Serra-Sede encontra-se a Associação das Bandas de Congo de Serra (ABC), uma das principais entidades de proteção e preservação do patrimônio cultural capixaba.

O Congo, no ano de 2003, por intermédio da ABC, recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, honraria máxima da cultura nacional.

Leia também:

Fundação ArcelorMittal abre edital para projetos culturais
Fundeci destina R$ 10 milhões a projetos de inovação
Lorenzo Pazolini entrega obras de reforma do Museu do Negro
Biblioteca de Vitória completa 80 anos com agenda especial
Serra abre edital para eleger membros do Conselho de Cultura
Espetáculos teatrais online para estudantes de Vila Velha
Moradores de Paul, em Vila Velha, ajudam a colorir a cidade
Casagrande visita exposições em espaços culturais em Vitória
Festa de São Pedro de 2021 será virtual e semipresencial
Escritor lança livro Experiências Vol.1 - contos de Lobo Pasolini
Cultura: Cidade de Serra será palco do Festival Danç@ Ai
Festa de São Sebastião e São Benedito vira patrimônio cultural
Aos ​150 anos, Farol Santa Luzia será fechado para restauro
Cultura prorroga edital para contratar instrutores e oficineiros
Escola recebe acervo da literatura africana e afro-brasileira
Filha registra em livro vivências ao lado da mãe com Alzheimer
Núcleo Afro Odomodê divulga agenda de atividades em junho
Livro retrata cotidiano de crianças que precisam trabalhar
Moedas do tempo do Império doadas à Casa da Memória

TAGS:
QUEIMADO | FESTIVAL | LIVRO | CULTURA | AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE