CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Ciência a serviço da população é tema de congresso em Vitória(ES).

Congresso de Ciências da Saúde acontece na Ufes.

Em 28/08/2015 Referência JCC

Um congresso da área de Ciências da Saúde, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Maruípe, em Vitória, tem como objetivo discutir o benefício das pesquisas científicas à população. O evento se encerra nesta sexta-feira (28).

De acordo com a diretora do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, Gláucia Abreu, a universidade tem projetos na área que visam à melhoria da qualidade de vida da população.
“Nós estamos nos reunindo em um evento para mostrar à sociedade os trabalhos que a universidade pode fazer na área da saúde. Nós temos vários projetos desenvolvidos que são voltados para a formação do estudante, mas que têm um compromisso social importante para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, explicou a diretora.

Um dos exemplos citados pela diretora é um projeto que integra professores e estudantes da Engenharia Elétrica, da Medicina e da Psicologia, que estão desenvolvendo um sistema integrado de estimulação cerebral, visando melhorar e reabilitar pacientes portadores de doenças cognitivas ou motoras.

“São projetos que colaboram com o processo de ensino na graduação, colaboram com a formação de recursos humanos na pós-graduação, e servem para mostrar que a universidade tem um papel importante no serviço à sociedade, particularmente na área da saúde”, comentou Gláucia.

A diretora explica que  os projetos são aplicados nos ambulatórios do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), mas que todos os pacientes, em geral, são beneficiados.

“Nós temos referência em algumas áreas, nós estamos também nas unidades de saúde, a universidade faz a prática de saúde do seu ensino não só dentro do hospital, faz em outros hospitais, em unidades de saúde distribuídas em várias áreas, de forma que vamos estar sempre presentes, próximos à população”, disse.

Fonte: G1-ES