CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Cinco brasileiros participam de olimpíada de astronomia na Indonésia.

Equipe é formada por cinco estudantes e dois técnicos.

Em 28/07/2015 Referência JCC

Cinco estudantes brasileiros estão na Indonésia para participar da 9ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês). 

Carolina Lima Guimarães, de Vitória, Felipe Roz Barscevicius, de Sorocaba (SP), João Paulo Krug Paiva, de Curitiba, Pedro Henrique da Silva Dias, de Porto Alegre (RS) e Yassin Rany Khalil, de Primavera do Leste (MT), estão na cidade de Magelang desde o último domingo (26), quando as provas começaram a ser aplicadas, e seguem até 4 de agosto.

Os líderes do grupo são os astrônomos Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Antes da viagem, os jovens estudaram com especialistas no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) e aprendeu mais sobre a disciplina no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI), em Brazópolis (MG). As aulas tinham como objetivo intensificar a preparação dos alunos diante das provas.

A equipe também se reuniu no Planetário Johannes Kepler, situado no Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP). No encontro foram testados os conhecimentos de astronomia. No planetário foram simuladas as condições observacionais que encontrarão na Indonésia.

Retrospecto e seleção

Na edição de 2014 da IOAA, realizada na Romênia, a delegação brasileira, além de receber duas medalhas de bronze e três menções honrosas, conquistou uma inédita medalha de prata na prova por equipe.

Para participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, os alunos da delegação se destacaram na prova nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em seguida, eles foram submetidos a testes pela Internet e uma prova final presencial. Após o processo seletivo, os alunos realizaram treinamentos para aprender a operar telescópios, construir foguetes e bases de lançamento.

Para mais informações sobre a OBA, acesse aqui.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação