NUTRIÇÃO

Cinco frutas que devem fazer parte de sua alimentação

Ameixa, jabuticaba, melancia, morango e mamão são fontes ricas em carboidratos.

Em 09/08/2018 Referência JCC - Eu Atleta

iStock Getty Images

Algumas frutas devem fazer parte de dietas para emagrecimento por possuírem baixa densidade energética, grande quantidade de água na sua composição e serem ricas em fibras. Isso gera saciedade durante o processo de mastigação, digestão e absorção. Ou seja, ela "gastam mais calorias" para serem metabolizados pelo corpo.

As frutas podem ser consumidas em maior quantidade e de forma livre, pois são verdadeiras fontes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, além de terem potente ação antioxidante. Prefira a fruta in natura do que na forma de suco. O preparo de sucos reduz a quantidade de fibras. Utiliza-se também maior quantidade de frutas para fazer um copo de suco, tendo maior densidade energética, maior concentração de açúcares e maior estímulo à insulina do que se estivesse comendo a fruta inteira.

Escolha frutas da safra, por terem melhor qualidade nutricional e menor preço. Em agosto, as frutas da safra são maçã, pera, abacaxi, banana, caju, coco, laranja, mamão, melão, morango e tangerina.

Confira cinco frutas escolhidas pela nutricionista Cristiane Perroni para fazer parte da sua alimentação:

Ameixa: seis unidades contêm 100kcal. É fonte de fibras, licopeno, antocianinas e vitamina C.

Jabuticaba: 25 unidades têm 100kcal. É fonte de resveratrol e antocianinas.

Melancia: uma fatia grande de cerca de 300g tem 100kcal. É fonte de água, licopeno e vitamina C.

Morango: 15 unidades contêm 100kcal. É fonte de licopeno, antocianina e vitamina C.

Mamão: uma fatia grande de 200g ou meia faria de papaia tem 100kcal. Fonte de betacaroteno e vitamina C.

Entenda as propriedades presentes nas frutas:

Vitamina C: atua na formação de colágeno, facilita a absorção de ferro reduzindo o ferro sérico (presente em folhosos verde escuro e leguminosas) ao estado de ferro ferroso que é mais facilmente absorvido. Tem ação antioxidante, o que contribui para defesa contra a ação dos radicais livres.

Beta caroteno: mantém a saúde da pele e da visão, previne a cegueira noturna e melhora a imunidade. Também possui um efeito antioxidante.

Licopeno: é um potente antioxidante, atua na prevenção de inúmeras doenças (como as cardiovasculares, aterosclerose, câncer de próstata e hipertensão). Também ajuda a minimizar o processo de envelhecimento celular.

Antocianinas: são flavonoides, possuem potente ação antioxidante e combatem a ação de radicais livres. Atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, alguns tipos de cânceres e envelhecimento.

Resveratrol: tem ação antioxidante, anti-inflamatória, antiplaquetária, antifúngica e cardio protetora.