MOTOR

Civic Type R tem mais de 320 CV e vem para brigar com Corolla GR

Esportivo, que será vendido pela primeira vez no país, ainda não revelou todas as especificações

Em 22/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Honda

O Honda Civic Type R 2023 foi apresentado nesta quinta-feira (21) nos EUA e, pela primeira vez, o hatch esportivo será importado para o Brasil, mas somente no ano que vem.

A dúvida fica por conta da potência. O motor será o 2.0 turbo, mas a fabricante não revelou as especificações técnicas, só disse que será o mais potente da história. Isso significa que vai ultrapassar os 320 cv da geração anterior.

O que se sabe é que o câmbio será manual de seis marchas e a tração, somente dianteira. Seu grande rival no Brasil, o Toyota Corolla GR, preparado pela Gazoo Racing (divisão de alto desempenho e competição da marca japonesa), traz menos força com o motor 1.6 turbo de 300 cv e 36,7 kgfm, mas tem tração nas quatro rodas. O câmbio também é manual de seis marchas.

Essa versão mais poderosa do Honda sempre foi especulada no Brasil, mas na hora "H” e no dia “D” quem acabava pintando por aqui era a Si: temperada, mas nem tanto.

No visual, o Type R 2023 traz linhas bem agressivas, com dianteira marcada por faróis de LED afilados e um capô longo que avança pela grade do tipo colmeia, deixando o hatch com cara de mau.

A traseira traz um enorme aerofólio, lanternas de LED que se unem com um filete – que não acende inteiro – difusores de ar e nada menos que três saídas de escapamento, sendo a do meio a mais larga.

Por dentro, o Civic Type R é dominado pela cor vermelha nos bancos esportivos, cintos, tapetes, carpete e nas costuras. Os pedais têm tom metálico, assim como a alavanca de câmbio. O volante multifuncional leva a logomarca vermelha e a tela da central multimídia é do tipo flutuante – não há especificação das medidas.

Recentemente a Honda divulgou um vídeo em que o novo Type R supera em quase um segundo a geração passada do esportivo em uma volta rápida pelo tradicional circuito de Suzuka, no Japão, palco do GP de Fórmula 1.

O Civic Type R estará disponível em cinco cores: branca, vermelha, azul, preta e cinza. Mais especificações serão reveladas em setembro. (Por André Schaun)

Leia também:

Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
Chips: Renault deve produzir 300 mil veículos a menos em 2021
Reuso: Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo
Citroën terá 1 carro novo por ano na América do Sul até 2024
Com a crise da pandemia, Nissan e Toyota param atividades
Renault acumulou prejuízo histórico de € 8 bilhões em 2020
Renault diz que vai focar em carros de maior valor para o Brasil
Vendas de veículos somam 2,06 milhões e caem 26,2% em 2020
Peugeot e Fiat criam grupo para enfrentar o mercado

TAGS:
CIVIC | HONDA | COROLLA | CONCORRENCIA | FABRICANTES