AGROPECUÁRIA

CNA entrega propostas da agropecuária para COP26

O documento foi entregue ao governo federal pela Confederação da Agricultura e Pecuária.

Em 05/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Wenderson Araujo/Trilux

No posicionamento, a CNA reitera o compromisso do setor com a redução das emissões por meio da adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono e boas práticas agrícolas.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou hoje (5) ao governo federal um documento com o posicionamento do setor agropecuário para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), prevista para novembro, em Glasgow, na Escócia.

“Levaremos nosso compromisso de seguir mitigando, adaptando e contribuindo para agregar cada vez mais sustentabilidade aos nossos produtos”, disse o presidente da CNA, João Martins, destacando o papel da ciência na busca pela neutralidade de emissões de gases de efeito estufa.

No posicionamento, a CNA reitera o compromisso do setor com a redução das emissões por meio da adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono e boas práticas agrícolas.

A entidade elencou cinco temas que, para o setor, são os mais relevantes nas negociações do novo acordo climático na COP26. São eles: definições objetivas sobre o mercado de carbono; adoção do plano de ação que trata da inserção da agropecuária frente ao Acordo de Paris; financiamento para que se cumpra o Acordo de Paris; adoção de mecanismos focados em adaptação; e produção e preservação pautadas pela ciência e pela legalidade.

O documento foi entregue durante evento virtual com a participação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do chefe da área de mudança do clima do Itamaraty, André Maciel, que integrarão a comitiva brasileira na COP26.

O Acordo de Paris, que será discutido na conferência em Glasgow, foi firmado durante a COP21, em 2015, na França. No documento, que foi resultado de mais de 20 anos de negociação, as nações definiram objetivos de longo prazo para limitar o aquecimento da temperatura global em níveis abaixo de dois graus Celsius, se possível a 1,5 grau, até o final deste século.

A partir dos compromissos do Acordo de Paris, o Brasil definiu as suas metas, a chamada Contribuição Nacional Determinada (NDC, da sigla em inglês), onde se compromete com a redução de 37% das emissões até 2025 e de 43% até 2030, além da neutralidade nas emissões de gases do efeito estufa até 2060. Em abril deste ano, durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima , o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal até 2030 e alcançar a neutralidade de emissões até 2050, antecipando em dez anos a sinalização anterior.

A neutralidade zero (ou emissões líquidas zero) é alcançada quando todas as emissões de gases de efeito estufa que são causadas pelo homem alcançam o equilíbrio com a remoção desses gases da atmosfera, que acontece, por exemplo, restaurando florestas. Isso significa mudar a matriz energética para fontes sustentáveis que não dependem de queima de combustíveis fósseis, em setores como transporte, geração de energia e na indústria.

Para outras fontes, a cada tonelada de gás carbônico emitida, uma tonelada deve ser compensada com medidas de proteção climática, com o plantio de árvores, por exemplo. Entre os principais temas a serem debatidos na COP26 estão o mercado de carbono e os procedimentos financeiros para alcançar a redução das emissões.

Papel da agropecuária

Para o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a agropecuária tem papel importante no alcance da neutralidade, já que cerca de 220 milhões de hectares (45%) das florestas nativas do país estão em propriedade privadas.

“Isso faz da agricultura já ser considerada sustentável. Chamo atenção que agricultura sustentável não é só no processo de produção, mas o volume de prestação dos serviços ambientais que os produtores rurais executam protegendo suas áreas de florestas nativas”, disse.

Para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o setor do agronegócio deve contribuir para a descarbonização ativa, mas sem comprometer a competitividade da agricultura e da pecuária e nem a segurança alimentar da população.

“Agora [na COP26] temos a oportunidade de estabelecer condições objetivas para que o agro possa contribuir não apenas com a mitigação de gases e descarbonização das cadeias produtivas, mas também endereçar nossas necessidades de adaptação aos impactos da mudança do clima”, destacou.

Para isso, a ministra explicou que o governo federal vem atuando em três eixos do desenvolvimento sustentável, com as dimensões econômica, ambiental e humana. Assim, segundo ela, os esforços estão concentrados para a inovação e produção sustentável, a regularização fundiária e ambiental e a inserção produtiva da agricultura familiar. (Por Andreia Verdélio – Agência Brasil)

Leia também: 

Valor de produção de produtos pecuários atinge R$ 75,5 bi
Laboratório de análise da qualidade do Leite será ampliado
Mato Grosso e Minas Gerais confirmam casos de "vaca louca"
Ales: Município de Aracruz recebe honraria do Mérito Agrícola
Agricultura investiga caso suspeito de vaca louca no Brasil
Produtores capixabas devem vacinar rebanho contra brucelose
Proprietários de imóveis rurais já podem emitir CCIR 2021
Doença respiratória no inverno prejudica equinos, diz estudo
Vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo é prorrogada
R$100 bi: Internet no campo elevará produção agropecuária

TAGS:
COP26 | AGROPECUÁRIA | CLIMA | PROPOSTA | CNA